Publicado por Redação em Previdência Corporate - 09/09/2019 às 14:21:16

Bolsonaro assina MP que dá pensão vitalícia a criança com microcefalia por zika



O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia de assinatura da medida provisória (MP) que institui pensão especial vitalícia para crianças com microcefalia decorrente do vírus zika, nascidas entre 2015 e o ano passado. O valor da pensão é de um salário mínimo. No total, 3,1 mil crianças se enquadram no universo potencial da pensão. 

A MP tem vigência imediata, mas precisa ser referendada pelo Congresso em até 120 dias. Segundo o governo, há 3.112 crianças com microcefalia, nascidas nesse período, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Famílias elegíveis, que optarem pela pensão especial, não poderão acumular os dois benefícios e deixarão de receber o BPC em caso de concessão da pensão, cujo valor também é de um salário mínimo.
 

A diferença é que o BPC está vinculado a uma faixa de um quarto do salário mínimo (R$ 998) per capita de renda mensal da família. Acima disso, não é possível requerer o BPC. Dessa forma, algumas mães que conseguem emprego acabam perdendo o benefício. "As mães não podiam ter emprego porque, aumentando a renda, perderiam o benefício", disse o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Ele também enfatizou que a justificativa da MP é que a epidemia de zika não foi adequadamente controlada e o Estado deve assumir a responsabilidade. Famílias de crianças que tiveram microcefalia associada à zika, a maioria na Região Nordeste, relatam dificuldades.

Terra destacou a participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para viabilizar a assinatura da MP. Michelle acompanhou a cerimônia ao lado do presidente. "Onde ela (primeira-dama) bota a mão, o presidente ouve", disse Terra, provocando risos entre os convidados. A pensão especial deverá ser requerida no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e concedida após a realização da perícia médica que confirmará a relação entre microcefalia e o zika. / COM AGÊNCIA BRASIL

Fonte: Estadão


Seguro Educacional

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Zurich anuncia novo diretor para Vida e Previdência

Multinacional de origem suíça, a Zurich Seguros vem reforçando seu time de profissionais em várias áreas. A seguradora contratou Mauricio Amaral para assumir a Diretoria de Vida & Previdência Corporativa.

Previdência Corporate, por Redação

Acordo previdenciário entre Brasil e Japão entra em vigor nesta sexta

O acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão passou a valer nesta sexta-feira (16). A medida beneficiará 230 mil brasileiros que residem no Japão e 80 mil cidadãos japoneses que vivem no Brasil.

Previdência Corporate, por Redação

INSS: Contribuições de outubro devem ser recolhidas até quarta-feira

O prazo para o recolhimento da contribuição previdenciária referente ao mês de outubro, de contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos, será encerrado nesta quarta-feira (16).

Deixe seu Comentário:

=