Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/10/2016 às 11:56:27

Investimentos são alternativa a planos de previdência privada

Desempregado havia seis meses, o professor e analista de sistemas Jair da Silva buscava emprego no trânsito de São Paulo: O que ia fazer? Começa a bater desespero

Mudanças esperadas para a Previdência pública reforçam a necessidade de ter um outro fundo para a aposentadoria

As discussões sobre a reforma da previdência reforçam a importância de buscar uma segunda fonte de rendimento para a aposentadoria — o que não sugere, necessariamente, planos de previdência privada. De acordo com consultores financeiros e especialistas em direito previdenciário, garantir um acréscimo ao benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é fundamental, ainda mais em razão das incertezas diante das mudanças que se avizinham.

— O ideal é criar uma reserva financeira para a aposentadoria o quanto antes. Mas nunca é tarde para iniciar: faltando até cinco anos para se aposentar, dá para começar a economizar — recomenda o consultor financeiro Adriano Severo.

Ele sugere aplicar em fontes diversificadas: títulos públicos, CDBs e uma pequena parte em renda variável, com a disciplina de sacar apenas anos mais para frente, quando chegar a hora da aposentadoria.

A sugestão por outro investimento que não seja a previdência privada se deve às tarifas elevadas cobradas para administrar o dinheiro: as taxas anuais de administração podem passar de 2% sobre o patrimônio, além das cobranças sobre cada contribuição — as taxas de carregamento.

— Essas cobranças podem corroer parte da aposentadoria — observa Severo.

Embora planejar um complemento à aposentadoria seja importante, não se deve abrir mão das contribuições ao INSS — opção de muitos autônomos —, afirma Jane Berwanger, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP):

— Apesar das restrições, a previdência pública ainda é a mais segura quando se avalia risco de um fundo quebrar.

Simulação de investimentos diversos

Fonte: Zero Hora


Massificados

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência e doações garantem desconto no IR 2013

Os contribuintes que realizam a declaração do Imposto de Renda (IR) pelo modelo completo podem aproveitar os últimos dias de dezembro para reduzir o imposto devido ao Fisco ou elevar o valor a ser restituído em 2013.

Previdência Corporate, por Redação

Fundos VGBL já são sete em cada dez planos de previdência privada vendidos no país

De cada dez brasileiros que fazem um plano de previdência privada, no país, atualmente, sete escolhem aplicar seu dinheiro no Vida Gerador de Benefício Livre, mais conhecido como VGBL, mostram dados do setor.

Previdência Corporate, por Redação

INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em novembro

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir deste mês receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 1.769 correspondências foram enviadas,sendo que 1.060 foram somente para mulheres.

Deixe seu Comentário:

=