Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/09/2012 às 16:29:14

Indústria deve registrar retomada apenas moderada nos investimentos

A indústria de transformação deve registrar uma retomada apenas moderada nos investimentos neste ano e em 2013, de acordo com Aloísio Campelo, coordenador de sondagens conjunturais da FGV. Sua avaliação tem como base a Sondagem Trimestral de Investimentos, divulgada hoje pela instituição. A pesquisa mostrou que, embora o percentual das empresas que preveem investir menos nos próximos 12 meses tenha caído em relação aos investimentos feitos nos 12 meses anteriores (de 21% para 14%), a parcela daquelas que vão investir mais cedeu de 35% para 33%.

A queda na parcela das empresas que vão investir menos é positiva, disse. "Pode ser um ponto de virada", mas ponderou: "Não vemos uma retomada expressiva de crescimento. A expectativa é de uma expansão bastante moderada para o próximo ano", explicou.

A pesquisadora do Centro de Economia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV), Silvia Matos, lembrou que as recentes medidas do governo federal para estimular o investimento privado - como o pacote de concessões de infraestrutura e de redução das tarifas de energia - devem trazer efeitos positivos para a economia brasileira, mas o impacto nos investimentos deve ser sentido apenas no médio e longo prazo.

A FGV estima que a formação bruta de capital fixo (FBCF) caiu cerca de 1% no terceiro trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores, quando cedeu 0,7%. "Esperávamos uma melhora do investimento no período", ponderou Silvia, durante a apresentação da sondagem. A melhora, segundo ela, não ocorreu principalmente porque os investidores ainda estão reticentes em relação à recuperação da economia internacional. Além disso, a greve na Receita Federal atrapalhou a importação de algumas máquinas e equipamentos no período.

Mas a pesquisadora acredita que quarto trimestre deverá apresentar uma reversão do indicador e a FBCF deverá ter resultado positivo. Mas isso não será suficiente para o investimento fechar o ano no positivo. "Nossa previsão para formação bruta, no ano, é de queda de 1,5%", disse. "Estamos um pouco mais otimistas que a previsão do Banco Central, de queda de 2,2%."

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo ainda avalia pedido da Petrobrás para reajustar combustível

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou, contudo, que ‘nenhum aumento de preços é bom’

Notícias Gerais, por Redação

Contra concorrência, Bovespa corta taxas de negociação

A BM&FBovespa deu um importante passo nesta terça-feira para proteger seu mercado, cortando taxas de negociação no mercado de ações a vista e prometendo rever preços de custódia para pessoa física, num momento em concorrentes estrangeiros se preparam para entrar no setor de bolsa de valores.

Notícias Gerais, por Redação

Programas de prevenção de planos de saúde crescem após 6 meses de implantação

Os programas de prevenção implementados pelas operadoras de planos de saúde cresceram após seis meses da vigência das Resoluções Normativas 264 e 265, que incentivam as operadoras a implementarem programas dessa natureza, segundo informam dados divulgados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Notícias Gerais, por Redação

Com reajuste de 15%, salário mínimo de São Paulo vai a R$ 690

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira o novo piso salarial regional. O salário mínimo em São Paulo subirá 15% para R$ 690. A medida atinge 7,8 milhões de trabalhadores do Estado.

Deixe seu Comentário:

=