Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/02/2012 às 12:41:12

Mantega reafirma que PIB deve ficar em torno de 3%

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (16) que o crescimento da economia brasileira em 2011 deve ficar em torno de 3%. Pela manhã, o Banco Central divulgou um indicador de atividade que aponta para um crescimento de 2,79% no ano passado.

O resultado ficou abaixo do esperado pelo governo, mas de acordo com o previsto pela maioria dos analistas, que estimavam uma alta entre 2,7% e 2,9%.

Sobre estas diferenças de estimativas, Mantega afirmou que "esse número não é o PIB (Produto Interno Bruto), é uma estimativa". Ele disse que o PIB deverá ficar em torno de 3%, um pouco a mais um pouco a menos.

"Mas o importante é a trajetória. Esse resultado já está ficando para trás e estamos caminhando para um PIB maior em 2012. Várias condições estão mais favoráveis [para este crescimento], por exemplo a inflação que está caindo o que possibilita uma política monetária mais flexível do BC e com isso o crédito deve aumentar e os juros devem cair", afirmou.

Segundo o ministro, o índice demonstra que nos meses de novembro e dezembro houve uma aceleração da economia, inclusive para a indústria. "A indústria é o setor que mais acelerou mostrando que o setor com mais dificuldades econômicas já está na rota da aceleração. Portanto, entramos em 2012 já com a economia acelerando, e devemos manter essa trajetória, começando mais lentamente no primeiro semestre e acelerando no segundo", afirmou.

Fonte:www1.folha.uol.com.br|16.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Operação Baixas Temperaturas - São Paulo

Durante o período da operação, o serviço de acolhimento da população de rua caracteriza Estado de Emergência sempre que a temperatura for igual ou menor que 13 graus centígrados.

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência sobe 7% em agosto, na comparação anual

Os consumidores ficaram mais inadimplentes em agosto deste ano, frente ao mesmo mês de 2011. De acordo com pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta quarta-feira, a inadimplência subiu 7%, mas foi o menor ritmo de expansão anual, desde agosto de 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Esperança por estímulos dita ritmo da recuperação nos mercados

Mesmo sem notícias positivas, os mercados financeiros globais vivem uma quarta-feira de recuperação. Após fortes quedas recentes, os preços baixos de ações atraem compradores, impulsionando os índices das principais bolsas no mundo.

Notícias Gerais, por Redação

GT que definirá funcionamento da Funpresp deve ter primeira reunião esta semana

O grupo de trabalho que vai definir o funcionamento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) deve começar a se reunir esta semana.

Notícias Gerais, por Redação

Após três meses, dólares voltam a deixar Brasil em meio à crise

Informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Banco Central revelam que houve a saída líquida de dólares do Brasil,ou seja,acima do volume de dinheiro que entrou no país, no montante de US$ 134 milhões em todo mês de outubro.

Deixe seu Comentário:

=