Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/10/2011 às 09:32:38

Governo teme efeitos de greves na inflação

Além dos prejuízos econômicos das paralisações, a equipe da presidente Dilma Rousseff teme que as greves tragam a reindexação de salários pela inflação passada e pressionem ainda mais uma futura alta nos preços, informa reportagem de Natuza Nery e Renato Machado.

Turbinada por uma pauta considerada ambiciosa de reivindicação, a multiplicação de greves acionou um alerta no Planalto. Todas as categorias hoje pedem reajustes acima da inflação no período.

Outros setores já foram contemplados este ano com aumento superior às perdas no período.

A conta é amarga para uma economia com problemas de alta nos preços, pois pressiona a inflação futura.

A preocupação aumentou do governo após sindicatos dos trabalhadores dos Correios terem rejeitado acordo negociado pela direção da estatal. Funcionários da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e técnicos da área de educação também estão parados. Categoria com forte poder de negociação, os bancários, em greve desde a semana passada, reivindicam um reajuste salarial de 12,8%.

A avaliação é que a reposição da inflação pressiona preços futuros em um momento de muitas dúvidas sobre a dinâmica da economia nos próximos meses.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 06.10.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo trabalha para levar inflação para 5,5% a 5%, diz Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira que o governo trabalha para levar a inflação entre 5% e 5,5% neste ano, e defendeu que o controle de preços com crescimento econômico não são contraditórios.

Notícias Gerais, por Redação

Fator previdenciário: governo só apoia proposta que tiver consenso dos sindicatos

Quando o assunto é o fator previdenciário, o governo diz que só vai apoiar uma proposta que for consensual entre os sindicatos.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia fecham a semana com maior alta em três anos

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, encerrando a melhor semana em quase três anos, depois que o muito aguardado plano anticrise europeu gerou grande alívio e apetite por risco.

Deixe seu Comentário:

=