Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/01/2013 às 09:16:38

Brasil fica no 6º lugar de país com mais empresários otimistas

Os empresários no Brasil estão otimistas em relação à economia do País para os próximos 12 meses. Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pela da consultoria Grant Thornton International, 77% dos empresários locais estavam otimistas no quatro trimestre do ano passado, um aumento de 11 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. O resultado deixa o País na sexta posição no ranking mundial de otimismo.

Segundo a consultoria, o resultado é "excepcionalmente maior que os 4% apresentado globalmente". O estudo é feito com 12 mil empresas em 40 economias, sendo 300 companhias brasileiras.

"O Brasil deve começar a sentir os efeitos da política fiscal e monetária do governo agora. Além disso, com a proximidade da Copa e Olimpíadas, as obras de infraestrutura terão que acontecer", disse em nota Paulo Sérgio Dortas, da Grant Thornton Brasil.

A pesquisa aponta ainda que dos executivos ouvidos, 64% preveem aumento das receitas nas empresas, 51% estimam elevar a lucratividade, 44% esperam contratar mais e investir em máquinas e equipamentos em 2013. "O grande entrave para os planos de expansão das empresas continua sendo a burocracia", diz a pesquisa, que aponta que para 55% dos empresários, regulamentações e entraves burocráticos são os principais fatores que podem restringir o crescimento, seguidos pela falta de mão de obra qualificada (49%) e pelo custo do financiamento (33%).

O estudo aponta também que 72% dos empresários esperam crédito mais acessível em 2013, 16 pontos percentuais a mais que o registrado no ano passado.

Países

Na lista dos países mais otimistas estão os empresários dos Emirados Árabes (88%), Peru (86%), Geórgia (84%), Chile (82%) e México (78%). Na contramão, estão Japão (-70%), Espanha (-67%) Finlândia (-50%) e França (-49%).

A Grant Thornton aponta que, regionalmente, a América Latina é a região mais otimista, com 69% dos empresários prevendo boas perspectivas para 2013. Já o nível de otimismo entre os empresários americanos ficou em 50% no segundo trimestre e desabou para -4% no quarto trimestre, o menor nível desde a crise financeira de 2008.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pedidos de falência recuam em julho e atingem 2º menor patamar do ano

136 empresas entraram com pedido de falência, indica Serasa Experian. No entanto, número de falências decretadas cresceu de 50 para 69.

Notícias Gerais, por Redação

Intenção do paulistano de buscar financiamento tem queda de 9,8%

A intenção do paulistano para buscar financiamento teve queda de 9,8% em abril, aponta estudo divulgado nesta quinta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Notícias Gerais, por Redação

O Brasil, o envelhecimento populacional e o mercado de seguros e previdência privada

O Brasil está sofrendo mudanças na estrutura etária de sua população, apresentando neste início do século XXI um rápido envelhecimento populacional.

Notícias Gerais, por Redação

Ministro diz que meta de criação de emprego em 2011 não será cumprida

A meta de geração de 3 milhões de novos empregos em 2011 não será cumprida, segundo informou nesta sexta-feira o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ele afirmou que já está revisando para baixo a estimativa feita no começo do ano.

Deixe seu Comentário:

=