Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/01/2013 às 09:16:38

Brasil fica no 6º lugar de país com mais empresários otimistas

Os empresários no Brasil estão otimistas em relação à economia do País para os próximos 12 meses. Segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pela da consultoria Grant Thornton International, 77% dos empresários locais estavam otimistas no quatro trimestre do ano passado, um aumento de 11 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. O resultado deixa o País na sexta posição no ranking mundial de otimismo.

Segundo a consultoria, o resultado é "excepcionalmente maior que os 4% apresentado globalmente". O estudo é feito com 12 mil empresas em 40 economias, sendo 300 companhias brasileiras.

"O Brasil deve começar a sentir os efeitos da política fiscal e monetária do governo agora. Além disso, com a proximidade da Copa e Olimpíadas, as obras de infraestrutura terão que acontecer", disse em nota Paulo Sérgio Dortas, da Grant Thornton Brasil.

A pesquisa aponta ainda que dos executivos ouvidos, 64% preveem aumento das receitas nas empresas, 51% estimam elevar a lucratividade, 44% esperam contratar mais e investir em máquinas e equipamentos em 2013. "O grande entrave para os planos de expansão das empresas continua sendo a burocracia", diz a pesquisa, que aponta que para 55% dos empresários, regulamentações e entraves burocráticos são os principais fatores que podem restringir o crescimento, seguidos pela falta de mão de obra qualificada (49%) e pelo custo do financiamento (33%).

O estudo aponta também que 72% dos empresários esperam crédito mais acessível em 2013, 16 pontos percentuais a mais que o registrado no ano passado.

Países

Na lista dos países mais otimistas estão os empresários dos Emirados Árabes (88%), Peru (86%), Geórgia (84%), Chile (82%) e México (78%). Na contramão, estão Japão (-70%), Espanha (-67%) Finlândia (-50%) e França (-49%).

A Grant Thornton aponta que, regionalmente, a América Latina é a região mais otimista, com 69% dos empresários prevendo boas perspectivas para 2013. Já o nível de otimismo entre os empresários americanos ficou em 50% no segundo trimestre e desabou para -4% no quarto trimestre, o menor nível desde a crise financeira de 2008.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Grandes empresas adotam programas de promoção da saúde e prevenção

Grandes empresas, sejam elas multinacionais ou brasileiras, de diversos setores, estão investindo em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa engata alta após iniciar sem tendência, em dia de agenda escassa

O Ibovespa registra alta de 0,29%, atingindo 65.402 pontos na manhã desta terça-feira (3), após o início do pregão regular. Sem uma tendência definida ou indicadores relevantes para nortear a sessão, desde o pré-market o índice oscilou em torno da estabilidade.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa sobe 0,74% após a abertura, com aprovação de pacote à Grécia

O pregão regular do Ibovespa registra nesta terça-feira (28) uma alta de 0,74% após a abertura, aos 65.724 pontos, seguindo o alívio vindo da Europa com a aprovação do segundo pacote de resgate grego pelo Parlamento da Alemanha, na véspera.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar alcança R$ 1,79; Bovespa reduz perdas

O nervosismo do mercado financeiro com a crise europeia já empurra o dólar comercial para níveis não vistos desde junho do ano passado. Às 13h30 (hora de Brasília), o dólar comercial era negociado por R$ 1,791, aumento de 3,34% na comparação com fechamento da semana passada.

Deixe seu Comentário:

=