Publicado por Redação em Dental - 06/10/2015 às 11:37:07

Gosto ruim na boca nem sempre é mau hálito

A alteração no paladar se chama disgeusia

A melhor maneira de saber se está com halitose é perguntar a alguém próximo ou procurar ajuda de um especialista

Quando você sente um gosto amargo na boca, logo checa o hálito para ver se está tudo em ordem? Pois saiba que nem sempre o sabor ruim é sinônimo de halitose. A presença de amargo, azedo, podre ou metálico no paladar é sintoma de uma alteração chamada disgeusia. O gosto ruim é persistente e ocorre de forma espontânea, sem a pessoa ter comido nada com aquele gosto. “É um sinal de que há algo de errado, mas nem sempre é mau hálito”, diz o especialista em halitose, Arany Tunes.

Segundo o profissional, uma série de fatores podem levar a esse quadro, como alteração ou diminuição da saliva, excesso de saburra lingual – aquela camada esbranquiçada que fica no fundo da língua –, fome, deficiência de nutrientes, uso de alguns medicamentos, doenças, problemas dentários e gengivais, além de outras causas. “Somente um especialista no assunto consegue diagnosticar a causa e tratar de forma eficaz”, afirma.

Agora, para saber se o gosto está acompanhado de cheiro, assim que sentir o sabor diferente, é indicado fazer um exame para o hálito chamado halitometria. Os dentistas especialistas em hálito têm esse equipamento. “A avaliação de um especialista em hálito é fundamental. Ele terá condições de descobrir a causa e eliminar o problema de forma definitiva”. Outra maneira seria questionar alguém de sua intimidade e confiança.

Para prevenir o problema, basta ingerir bastante água ao longo do dia, mantendo uma boa higiene dos dentes e da língua, evitar o uso de medicamentos sem orientação médica e manter uma dieta equilibrada, comendo alimentos saudáveis a cada três horas.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça seis drogas que prejudicam os dentes

Os vilões da saúde bucal estão por todo canto. Alguns já são velhos conhecidos, como o fumo e as drogas, outros, apesar de terem sua função para o organismo, podem prejudicar a boca

Dental, por Redação

Fuja dos preços abusivos nos tratamentos odontológicos

Investir em tratamentos preventivos é a melhor maneira de não levar susto com o orçamento do dentista na hora da urgência.

Dental, por Redação

Higiene bucal

Manter uma higiene oral correta não é só para ter um sorriso bonito é a chave para evitar a placa dental, cáries, gengivite, periodontite e outros problemas bucais.

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=