Publicado por Redação em Dental - 12/09/2016 às 11:33:40

Já ouviu falar de varizes linguais?

 Apesar de indicarem que as veias estão anormais, dilatadas e tortuosas, esse quadro não apresenta muito perigo para quem o desenvolveFoto: Karyne Magalhães / Divulgação / Shutterstock

Embora sua aparência seja desagradável, esse quadro não costuma apresentar perigo para quem o desenvolve

Quando a palavra varizes vem à nossa cabeça, logo pensamos em pernas com pequenos riscos azuis ou arroxeados, não é mesmo? Pois saiba você que essas tais varizes também podem ser encontradas na língua. E, apesar de indicarem que as veias estão anormais, dilatadas e tortuosas, esse quadro não apresenta muito perigo para quem o desenvolve.

Normalmente essas varizes linguais são encontradas um pouco abaixo da lateral da língua ou aparecem solitárias com um aspecto de lesão traumática (mordiscamento) na mucosa ou lábios.

“Elas têm um aspecto azulado ou até arroxeado e dão a impressão de que podem se romper a qualquer hora”, diz Karyne Magalhães, cirurgiã-dentista e vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose.

Seu aparecimento está relacionado com a redução na elasticidade da parede do vaso devido ao envelhecimento ou a um bloqueio interno da veia. “Por isso, são mais comumente encontradas em pessoas com mais de sessenta anos”, diz a especialista.

O bom desse quadro é que, apesar da aparência desagradável, as varizes linguais são assintomáticas, ou seja, se o paciente não tiver um espelho em casa talvez nem perceba que as tenha. O perigo só existe caso eles se rompam e sangrem, mas isso não é tão comum de acontecer.

Varizes e mais varizes

É muito comum que ao falarmos de varizes, uma pergunte ronde sua cabeça: quem tem varizes na perna deverá ter na língua, ou vice e versa? Não, necessariamente.

Mas estudos recentes começam a trabalhar nessa possível relação. “Também não podemos descartar a hipótese de aparecerem mais varizes em outras regiões da boca a partir daquelas que já existem”, diz Karyne.

Sem tratamento

Para diagnosticar o problema, o cirurgião-dentista precisa realizar um procedimento chamado Vitropressão que consiste em pressionar a região arroxeada com uma placa de vidro. No entanto, por não apresentarem riscos para a saúde geral ou bucal do paciente e nem sintomas, elas não exigem tratamento específico.

“Conforme a região, como nos lábios, essas varicosidades se tornam antiestéticas e com risco de ruptura maior. Mas a remoção cirúrgica fica a critério clínico”, diz a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito prejudica vida social de crianças

Já é difícil para um adulto enfrentar os problemas decorridos da halitose, para uma criança a situação é ainda mais delicada.

Dental, por Redação

Saúde Bucal promove melhorias no atendimento odontológico

Para oferecer um atendimento odontológico de qualidade à população maceioense, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Dental, por Redação

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Dental, por Redação

Segunda edição do Dia do Sorriso incentiva saúde bucal

A segunda edição do Dia do Sorriso, promovido pela Acoplan (Associação dos Corretores de Planos de Saúde e Odontológicos), reuniu cerca de 500 pessoas no último sábado, 22 de outubro, na quadra Poliesportiva do Colégio Arquidiocesano.

Deixe seu Comentário:

=