Publicado por Redação em Dental - 24/05/2012 às 13:52:05

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

Escovar os dentes corretamente pode evitar várias doenças. Bruxismo tem causa emocional e é sinal de cansaço e estresse.

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Existem várias doenças que se desenvolvem no organismo pela falta de higiene bucal, que podem se desenvolver por falta de escovação. Certas doenças dão sinais da existência de alguma lesão na boca. A afta, por exemplo, pode indicar uma baixa resistência do organismo. Ela surge quando o sistema imunológico está fraco por algum motivo, como é o caso das pessoas que fazem radioterapia.

A gengivite, vermelhidão na gengiva, é sinal de grande acúmulo de bactérias, que provoca uma inflamação. Ela atinge uma a cada três pessoas e é causada pela falta de higiene. Já o herpes é causado por um vírus e indica que alguma coisa no organismo não vai bem. Pode ser um momento de estresse enfrentado ou queda na resistência também.

O bruxismo também tem causa emocional. É um sinal de cansaço e de estresse. Já algumas manchas brancas podem aparecer na bochecha e na língua. Normalmente as lesões sangram e causam dor e, a cura, só por meio de cirurgia. O mais preocupante é que se não solucionadas elas podem até se transformar em um câncer. As manchas são comuns em pacientes com Aids.

As visitas do personal trainner Cléber Alves ao dentista são muito mais frequentes depois de sofrer anos com o bruxismo, que é o hábito de raspar ou apertar os dentes. Ele procurou tratamento e acabou percebendo que além de cuidar muito bem do corpo, a saúde começa também pela boca.

Fonte: G1


Posts relacionados

Dental, por Redação

Proteja o coração ao tratar de problemas na gengiva

Falar que a gengivite pode causar problemas cardíacos parece um desses boatos espalhados na internet. Mas de mito essa afirmação não tem nada. Isso porque cientistas começaram a estudar a ligação entre doenças periodontais - inflamação que atinge a gengiva e pode levar à perda dos dentes - e outros problemas de saúde desde 1990.

Dental, por Redação

Programa de Saúde Bucal recebe prêmio Brasil Sorridente

O Programa de Saúde Bucal do município obteve primeira colocação em nível estadual no prêmio "Brasil Sorridente" de 2012 e alcançou o 12° lugar em âmbito nacional, na categoria de até 50 mil habitantes.

Dental, por Redação

Gestantes no dentista

É muito importante que toda a gestante faça acompanhamento com o dentista desde o princípio da gestação. Isto porque a alteração hormonal que ocorre neste período pode causar uma predisposição às doenças gengivais.

Dental, por Redação

Pacientes com HIV devem ir ao dentista

A pesquisa envolveu 100 pessoas portadoras do vírus atendidas na Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) e no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), sendo divididas em dois grupos: 50 que receberam tratamento dentário no NGA e 50 que não receberam.

Deixe seu Comentário:

=