Publicado por Redação em Dental - 03/05/2011 às 09:49:31

Exame da saliva pode detectar HIV

Segundo estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), um em cada quatro dos 900 mil infectados pelo HIV nos EUA não sabe que está contaminado pelo vírus.

Com o objetivo de testar a eficácia da detecção do vírus HIV na saliva, pesquisadores de Atenas, na Grécia, realizaram investigação com três diferentes métodos de análise (ELFA, ELISA e PCR).

Participaram do estudo 68 indivíduos, sendo 34 portadores do vírus e 34 pessoas saudáveis, utilizadas como controle.

Foram realizados testes com a saliva e com amostras de sangue de todos os participantes.

Os resultados do estudo mostraram que, comparados com os controles, os indivíduos portadores tinham duas vezes mais problemas de saúde bucal, incluindo doença periodontal.

Os testes mostraram que a exatidão da detecção do anti-HIV na saliva é entre 97,1 e 100%, comparada com os testes no sangue.

Este tipo de teste poderia ajudar no controle epidemiológico da doença, encorajando mais pessoas ao exame e facilitando a entrega do resultado.

A pesquisa foi publicada na revista European Journal of Oral Sciences.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 03.05.11


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Castanha-do-pará ajuda a combater cárie

A castanha-do-pará com toda sua gama de benefícios já caiu no gosto popular há algum tempo. Além de retardar o envelhecimento, a oleaginosa é aliada da saúde bucal.

Dental, por Redação

Estudo garante tratamento de canal sem dor

Muitos já são os avanços obtidos nos tratamentos de canal, e uma equipe da Universidade Estácio de Sá deu mais alguns passos em direção ao conhecimento da doença.

Dental, por Redação

Aprenda cuidados com a escova dental e sua substituição

Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes.

Deixe seu Comentário:

=