Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/06/2011 às 11:06:32

Folha de pagamento real da indústria sobe 4,7% em abril deste ano

SÃO PAULO - O valor real da folha de pagamento dos trabalhadores da indústria registrou aumento de 4,7% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2010, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário. Esta é a décima sexta alta seguida na análise anual.

Divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o levantamento aponta um recuo de 0,8% na comparação com março deste ano, após registrar crescimento por três meses consecutivos e acumular expansão de 6,5%.

Nos últimos 12 meses, a folha de pagamento  real dos trabalhadores registrou alta de 7,5%, praticamente o mesmo que foi observado entre fevereiro e março (7,6%).

Alta em 12 atividades
Considerando os valores pagos pela indústria no quarto mês deste ano, frente a abril de 2010, o IBGE constatou alta em 12 dos 18 setores analisados.

Entre eles, os destaques ficaram com máquinas e equipamentos (11,8%), meios de transporte (6,8%), alimentos e bebidas (5,3%), borracha e plástico (12,2%) e metalúrgica básica (11,5%).

No sentido oposto, foram registrados resultados negativos nos setores de papel e gráfica (-11,4%), produtos químicos (-2,7%) e de vestuário (-3,9%).

Crescimento em todas as localidades
No âmbito regional, os 14 locais pesquisados registraram acréscimo no valor da folha de pagamento real em abril, frente ao mesmo mês do ano passado, com destaque para São Paulo (3,0%). Nessa região, a elevação deve-se, principalmente, ao aumento nos setores meios de transporte (6,9%), máquinas e equipamentos (15,4%) e borracha e plástico (16,1%).

Em Minas Gerais, a folha de pagamento real cresceu 10%, impulsionada, principalmente, pelos setores de metalurgia básica (17%) e indústria extrativa (18,2%).

Na região Nordeste, onde a alta foi de 7,2%, os segmentos de alimentos e bebidas (17,8%) e meios de transporte (28%) foram os destaques. No Paraná (8,5%), a alta foi um reflexo dos desempenhos positivos dos meios de transporte (18,1%) e alimentos e bebidas (12,8%).

Sobre a pesquisa
O IBGE considera, em sua pesquisa mensal, o valor total da folha de pagamento do pessoal ocupado assalariado para o mês de referência. Neste cálculo, estão incluídos, entre outros, salários contratuais, horas extras, 13º salário, aviso prévio e indenizações, comissões e percentagens e participação nos lucros.

Fonte: web.infomoney.com.br | 10.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Em semana decisiva, mercado aposta na manutenção da Selic em 7,25%

Os analistas do mercado financeiro apostam que os técnicos do Banco Central vão manter a taxa básica de juros da economia no mínimo histórico de 7,25% ao ano na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para esta terça e quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Nova taxa básica de juros será conhecida hoje

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central define, nesta quarta-feira (29), a nova taxa básica de juros, a Selic, utilizada como referência para o custo dos empréstimos aos consumidores e empresas.

Notícias Gerais, por Redação

Mercosul ganha novo membro; entenda o mercado comum

Mercosul é o Mercado Comum do Sul, um bloco econômico com objetivos de fortalecer a integração regional e incentivar as parcerias. A cerimônia que oficializará a incorporação da Venezuela ao Mercosul ocorrerá nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, seguida de um almoço, no Itamaraty.

Notícias Gerais, por Redação

IR 2012: Receita ainda espera receber mais de 17 milhões de declarações

Faltando três semanas para encerrar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física, a Receita ainda espera receber quase 17,6 milhões de documentos.

Notícias Gerais, por Redação

Após crise com emendas, governo de SP cadastra ONGs

Quatro meses depois de as suspeitas sobre negociação de emendas em São Paulo virem à tona, o governo estadual lançou duas medidas para tentar dar transparência a seus gastos: um cadastro de entidades com as quais mantém convênios e um portal que reúne informações sobre despesas do Estado.

Deixe seu Comentário:

=