Publicado por Redação em Dental - 18/10/2016 às 11:45:19

Ensine seu filho a escovar os dentes brincando

 De 1 a 3 anos de idade vale cantar música, contar até dez em voz alta para determinar o tempo de escovação de cada parte da boca ou ainda distraí-la com vídeos que ela goste. Foto: bokan / Shutterstock

Cantar, trocar funções e usar pasta de amendoim são táticas infalíveis para fazer as crianças gostarem de escovar os dentes

A semana da criança já passou, mas os pequeninos são sempre tema por aqui. E acredite, não há forma mais eficaz de ensinar uma criança a escovar os dentes do que brincando. Isso porque eles tendem a achar os procedimentos de higienização bucal muito chatos e entediantes e podem acabar criando uma resistência e até um desgosto por manter os dentes limpos se os pais não souberem tornar o momento interessante. Mas como?

Para começar, sendo um bom exemplo. “Crianças aprendem muito através da modelagem. Por isso, como com qualquer bom hábito, a criança aprende sobre a importância da higiene oral diária através da observação dos pais. Saber que todo mundo escova os dentes após as refeições e antes de dormir ajuda os pequenos a entenderem que a higiene oral faz parte da rotina diária”, diz Christiana Murakami, odontopediatra e Professora do Curso de Odontopediatria na Primeira Infância da FUNDECTO-USP.

Música para os bebês

Em segundo lugar, os pais podem incluir situações ou elementos do mundo infantil para dentro dessa tarefa. E isso pode começar desde muito cedo. Desde a erupção dos primeiros dentes, que costuma ocorrer por volta dos 6 meses de idade, a escovação já pode ser um momento diferenciado.

“Nesta idade, os pais podem cantar músicas ao escovar os dentes do bebê. Muitas vezes, é necessário segurar as mãos e as perninhas deles para garantir uma boa higiene oral, pois os bebês se mexem muito e não costumam colaborar até os 3 anos de idade”, diz a especialista.

Mas para não traumatizar a criança durante esse procedimento é importante sempre fazer a higiene oral com muita confiança e sem estresse. “Outra dica boa é fixar os horários de escovação, como por exemplo, sempre depois que troca a fralda de manhã ou depois que toma banho à noite, de modo que o bebê entenda essa prática como parte da rotina diária”, diz a especialista.

1,2,3....

Ainda segundo Christiana, na fase seguinte, que vai de 1 a 3 anos de idade, também vale cantar música, contar até dez em voz alta para determinar o tempo de escovação de cada parte da boca ou ainda distrair a criança com vídeos que ela goste.

Troca-troca e pasta de amendoim

A partir dos 3 anos é legal começar a estimular a criança a escovar os dentes sozinha. O mais indicado é que os pais façam a higiene oral correta do filho e depois os deixem brincar de escovar para eles se responsabilizarem sobre o assunto desde cedo.

“Os pais também podem envolver a criança no momento em que eles próprios estão escovando seus dentes, as deixando escovarem os dentes dos pais para depois os pais escovarem os dela, como uma troca de funções”, diz a especialista.

Para ensinar a importância do uso do fio dental, eles podem passar pasta de amendoim nas mãos e depois escová-la. Assim, ficará pasta retida entre os dedos e só o fio dental será capaz de fazer essa limpeza. “Outra dica que ajuda muito é corar a placa bacteriana com algum produto de uso domiciliar para que a criança enxergue as bactérias e se motive a remover toda a sujeira”, diz a dentista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=