Publicado por Redação em Dental - 03/10/2012 às 13:44:47

Incidência de cárie em Manaus diminui nos últimos nove anos

Em 2011, 21.624 pessoas em Manaus tiveram cárie. Programa de Saúde Bucal conta com equipe de 287 odontólogos na capital.

A cárie dentária atingiu 21.624 moradores de Manausem 2011, segundo dados do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).  Em relação a 2003, a queda é de 3,2% no número de casos registrados em Manaus. Segundo a coordenadora do programa, Ana Selma Rodrigues, a diminuição no registro de cáries está relacionada com a mudança de mentalidade diante do problema odontológico.

“É preciso mudar a cultura de algumas pessoas que pensam não ter cárie e não acham desnecessário ir ao dentista. Sem contar que há ainda aquela visão de medo dos dentistas. Muitas vezes, precisamos convencer a família de levar a criança. A cárie sempre vai ser um problema porque as pessoas mudam de endereço e param o tratamento. Infelizmente, muita gente ainda pensa no dentista só como alguém que serve para tapar buraco”, ressaltou a coordenadora.

O Programa de Saúde Bucal possui 79 equipes que realizam 200 atendimentos por mês em três unidades de saúde da capital. 287 dentistas trabalham diretamente nos bairros Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus, e Zumbi, na Zona Leste. “Recebemos bastante investimento no setor de odontologia e isso se reflete na busca de muita gente que tem como pagar o atendimento particular e mesmo assim nos procura”, disse.

Entre os investimentos está a unidade fluvial do programa que visita, quinzenalmente, comunidades da Zona Rural de Manaus para realizar os atendimentos odontológicos. Entre os grupos visitados estão as comunidades Nossa Senhora do Livramento, São Pedro e Pau Rosa.

Dentro da Divisão de Saúde Bucal há também ações de prevenção, como palestras, orientação de escovação adequada e visita a escolas. A assistência odontológica específica é encaminhada ao Centro de Especialidade Odontológica (Ceo), localizado na Zona Leste, que oferece os serviços de endodontia, periodontia e pequenas cirurgias.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h, e, aos sábados, até o meio dia. “Visamos atender também aqueles que trabalham durante o dia e não consegue comparecer ao consultório”, disse Ana Selma.

Cuidados
A cárie está associada principalmente aos cuidados com a higiene bucal. Escovar os dentes três vezes ao dia e utilizar fio dental são os principais cuidados de manutenção diária da saúde bucal. Outra forma preventiva à cárie é a visita regular ao dentista a cada seis meses.

Segundo a dentista Cláudia Diniz, a alimentação também pode ser uma das causas para o aparecimento das cáries. “O problema está associado à higiene bucal, mas ingerir alimentos com muito açúcar e carboidrato aumentam a incidência da cárie. Frutos como o limão e refrigentes desgastam o esmalte do dente”, explicou Claúdia.

Há ainda as pessoas que tem tendência maior a desenvolver a cárie e isso exige um cuidado redobrado. “Essas pessoas com resistência baixa tem que tomar cuidado, mas nada exagerado porque escovar toda hora também não resolve e causa uma fricção que tira o brilho do dente. É importante não esquecer o fio dental e, se necessário, a aplicação de flúor”, orientou a dentista.

Trocar a escova mensalmente é outra indicação da profissional. “Quando a escova já está com as cerdas muito abertas, é hora de trocá-la. Não esquecer também de escovar a língua. O mau hálito é um dos problemas que não tem origem necessariamente no estômago, como se diz muito por aí”, completou a odontóloga.

Fonte: G1


Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

A cada sorriso compartilhado na fanpage de Colgate, um kit de higiene bucal será doado para crianças carentes

Colgate vai proporcionar educação em saúde bucal para crianças a cada foto de sorriso compartilhada em sua fan page no Facebook

Dental, por Redação

Veja qual o nível de escurecimento de seus dentes

No campo dentário não há um sistema padrão para medir e determinar a tonalidade dos dentes. Assim como também não há uma resposta sobre o quanto seus dentes podem ficar brancos - cada situação pessoal é única. Uma referência comumente usada, no entanto, é um guia de tonalidades.

Dental, por Redação

Saiba quais e como os medicamentos podem afetar a saúde bucal

Sim, os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais na boca, dos quais a "boca seca" é o efeito colateral mais comum. Não deixe de informar seu dentista sobre os medicamentos que você está usando, mesmo aqueles que comprou sem receita médica.

Deixe seu Comentário:

=