Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/02/2012 às 08:43:28

Demanda por crédito empresarial cresce 9,1% em janeiro, diz Serasa

A demanda empresarial por crédito cresceu 9,1% em janeiro ante dezembro do ano passado. O resultado é a primeira alta após quatro meses consecutivos de declínio, afirmou a consultoria Serasa Experian nesta quarta-feira. Na comparação com janeiro de 2011, a alta foi de 3,6%.

Segundo os economistas da consultoria, após a desaceleração da economia registrada durante o segundo semestre do ano passado, este ano se inicia com perspectiva de crescimento. Por isso, as empresas já começam a se preparar para a mudança de cenário, aumentando a busca por crédito e visado acelerar a produção e recompor estoques.

Em janeiro, todos os setores econômicos expandiram a busca por crédito, com destaque para o setor industrial, com alta de 11,2% ante dezembro de 2011, seguido pelas empresas de comércio (10,1%) e empresas de serviços (7,5%).

Já na análise por porte, as micro empresas lideraram a procura em janeiro, com alta de 9,7% ante dezembro. As médias apresentaram aumento de 2%. Porém as grandes empresas tiveram recuo de 1,3%, por priorizar fontes externas de financiamento, que em geral, são mais baratas, afirmaram os economistas da Serasa.

Na análise por região, todas apresentaram variação positivas em suas taxas em janeiro, com destaque para a região Sudeste, com alta de 10,8%, seguida por Norte (9,5%), Centro-Oeste (9,3%) frente a dezembro de 2011.

Fonte:economia.terra.com.br|15.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Congresso rejeita flexibilização de contratações para estatais

O Congresso Nacional finalizou, nesta terça-feira, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece metas e prioridades para o Orçamento do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma Rousseff decidirá se supermercados poderão vender medicamentos

O Senado aprovou esta semana um projeto de lei que autoriza os supermercados brasileiros a venderem medicamentos que não precisam de prescrição, como analgésicos, antitérmicos, laxantes, entre outros.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem

O ministro da Fazenda, Guido Mantega reiterou nesta terça-feira (13) que o Brasil tem "amplas condições" para crescer 4,5% este ano e manter o ritmo de geração de empregos em torno de 2 milhões de vagas ao ano, uma vez que os investimentos oficiais devem ultrapassar R$ 40 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia medidas de estímulo à economia; redução de IPI volta

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou nesta quinta-feira (1º) medidas para estimular o crescimento da economia brasileira. Entre as ações está a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industralizados) sobre os chamados produtos de linha branca, como fogão e gel

Deixe seu Comentário:

=