Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/02/2012 às 08:43:28

Demanda por crédito empresarial cresce 9,1% em janeiro, diz Serasa

A demanda empresarial por crédito cresceu 9,1% em janeiro ante dezembro do ano passado. O resultado é a primeira alta após quatro meses consecutivos de declínio, afirmou a consultoria Serasa Experian nesta quarta-feira. Na comparação com janeiro de 2011, a alta foi de 3,6%.

Segundo os economistas da consultoria, após a desaceleração da economia registrada durante o segundo semestre do ano passado, este ano se inicia com perspectiva de crescimento. Por isso, as empresas já começam a se preparar para a mudança de cenário, aumentando a busca por crédito e visado acelerar a produção e recompor estoques.

Em janeiro, todos os setores econômicos expandiram a busca por crédito, com destaque para o setor industrial, com alta de 11,2% ante dezembro de 2011, seguido pelas empresas de comércio (10,1%) e empresas de serviços (7,5%).

Já na análise por porte, as micro empresas lideraram a procura em janeiro, com alta de 9,7% ante dezembro. As médias apresentaram aumento de 2%. Porém as grandes empresas tiveram recuo de 1,3%, por priorizar fontes externas de financiamento, que em geral, são mais baratas, afirmaram os economistas da Serasa.

Na análise por região, todas apresentaram variação positivas em suas taxas em janeiro, com destaque para a região Sudeste, com alta de 10,8%, seguida por Norte (9,5%), Centro-Oeste (9,3%) frente a dezembro de 2011.

Fonte:economia.terra.com.br|15.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil retoma crescimento econômico de até 4% em 2013

O economista e professor do Insper, Eduardo Giannetti da Fonseca, acredita que as políticas recentes do governo federal e os sinais positivos da Economia Global apontam para a aceleração da economia brasileira a partir do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Governo central tem superávit de R$3,989 bi em julho

o governo central - formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social - registrou superávit primário de R$ 3,989 bilhões em julho, informou o Tesouro Nacional nesta quarta-feira (29).

Notícias Gerais, por Redação

Brasil reconhece legitimidade do governo rebelde da Líbia

O Brasil votou a favor da representação dos rebeldes líbios nas Nações Unidas. Nesta sexta-feira, a Assembleia Geral da ONU aprovou a entrega do assento da Líbia ao órgão político dos rebeldes, o CNT (Conselho Nacional de Transição).

Deixe seu Comentário:

=