Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/06/2012 às 13:50:58

Sustentabilidade no foco do mercado de seguros

A Mongeral Aegon acaba de lançar os planos Previdência Sustentável, que permitem que as pessoas acumulem recursos com a garantia de comprometimento com os requisitos de sustentabilidade. De acordo com a empresa, este é o primeiro produto do mercado brasileiro de previdência neste formato. Com o slogan “Invista na mudança que você quer para o mundo”, os planos foram elaborados para atender clientes atentos às questões sociais e de meio ambiente.

“Enxergamos um grande potencial de mercado, uma vez que ainda não havia um plano de previdência que seja 100% norteado pela sustentabilidade. Outro aspecto que vale destacar é que esse produto será comercializado exclusivamente via internet”, explica Nuno David, diretor de Marketing da companhia.

Os planos Previdência Sustentável têm os benefícios comuns aos PGBLs e VGBLs. O diferencial é a política de investimento do fundo criado especialmente para gerir os recursos aplicados através dos produtos. “Empresas de armamentos, por exemplo, não farão parte das possibilidades de investimento”, aponta o executivo. A seleção sobre em que papeis investir os recursos levará em conta, entre outros critérios, os PRI (Princípios para o Investimento Responsável, na sigla em inglês), que visam ajudar a integrar temas ambientais, sociais e de governança nas tomadas de decisão de investimento.

Segundo a Mongeral, a alocação dos recursos investidos nos planos Previdência Sustentável será 55% em renda fixa, onde o retorno do capital investido é dimensionado no momento da aplicação, e 45% em renda variável, onde o investimento possui possibilidade de variação de acordo com as expectativas do mercado. Nesta estratégia, serão excluídos setores ou companhias que não contribuam com o desenvolvimento sustentável e serão considerados os segmentos e as empresas que estejam mais bem posicionados para explorar as vantagens comparativas que o País apresenta com relação aos temas ligados à sustentabilidade.

Porto Seguro promove workshops sobre práticas sustentáveis na agricultura

Atenta à necessidade de disseminar práticas de sustentabilidade no campo, a Porto Seguro Agronegócios deu início à realização de workshops para seus clientes de seguros rurais e corretores especializados. Os encontros visam ressaltar a importância de que a propriedade rural esteja de acordo com as legislações ambientais vigentes, além de sensibilizar os participantes para os benefícios socioambientais da preservação.

“O objetivo é favorecer um agronegócio mais produtivo e com menos impactos para os ecossistemas, além de tratar da qualidade de vida dos trabalhadores rurais e do uso responsável de defensivos agrícolas”, explica o diretor de Ramos Elementares da Porto Seguro, Edson Frizzarim.

O conteúdo dos workshops abrange cinco cenários diferentes, nos quais são levantados seus principais problemas e respectivas soluções: Agricultura e Preservação Ambiental; Agricultura e Água; Agricultura e Mudanças Climáticas; Acidentes de Trabalho e Produtos Químicos; e Embalagens de Agrotóxicos. Os primeiros encontros já foram realizados na matriz da Companhia, em São Paulo (SP), e em Mogi das Cruzes, no interior paulista.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Excelsior Seguros destaca práticas sustentáveis no dia a dia da empresa

De acordo com o secretário-geral da ONU, Ba Ki-Moon, “as seguradoras que incluem o conceito de sustentabilidade em suas operações comerciais podem catalisar os tipos de fluxos financeiros e de investimento, além de perspectivas de longo prazo necessárias ao desenvolvimento sustentável”.

Notícias Gerais, por Redação

Economistas reduzem expectativa do PIB pela 6ª semana consecutiva

Economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram novamente a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano.

Notícias Gerais, por Redação

Balança tem superávit de US$ 392 milhões na quarta semana de agosto

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 392 milhões na quarta semana de agosto, informou nesta segunda-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Notícias Gerais, por Redação

Mercados sustentam apostas em ação dos BCs e Bovespa sobe

A percepção de que a atuação dos bancos centrais mais importantes do mundo para incentivar a economia é uma questão de tempo, e é essencial para completar o trabalho iniciado pelos líderes da União Europeia na semana passada,

Notícias Gerais, por Redação

Vendas do comércio crescem 0,6% em setembro, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% de agosto para setembro, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira. Em agosto, o setor havia registrado queda de 0,4% na mesma base de comparação.

Notícias Gerais, por Redação

Pela 6ª semana, mercado eleva previsão para inflação em 2012

O mercado manteve a previsão para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- para este ano, mas aumentou para 2012 (pela sexta semana consecutiva), e elevou a do dólar em 2011.

Deixe seu Comentário:

=