Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/02/2014 às 10:35:08

Inflação da baixa renda avança em janeiro

A inflação da cesta de produtos e serviços mais consumidos pelas famílias de menor renda acelerou em janeiro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) subiu 0,71% no início de 2014, após elevação de 0,56% em dezembro de 2013.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 4,70% em 12 meses. Em janeiro de 2013, o IPC-C1 havia aumentado 0,98%. O índice mede a inflação para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos.

Em janeiro e no acumulado em 12 meses, a inflação da baixa renda ficou abaixo da média. A taxa medida pelo IPC-BR (das famílias com renda até 33 salários) subiu 0,99% e acumulou alta de 5,61% nesses respectivos períodos.

Das oito classes de despesas avaliadas pela FGV, cinco subiram mais no começo deste ano. Alimentação avançou 0,80% em janeiro, após avançar 0,71% um mês antes. Educação, leitura e recreação saltou de 0,45% para 2,99%, Despesas diversas foram de 0,48% para 3,8% de elevação e Habitação passou de 0,54% para 0,56% de aumento. Comunicação, por sua vez, deixou uma queda de 0,02% para alta de 0,13%.

Na outra ponta, taxas mais baixas foram registradas em Vestuário (0,52% para -0,28%), Transportes (0,67% para 0,30%) e Saúde e cuidados pessoais (0,37% para 0,24%).

As maiores influências positivas no IPC-C1 partiram de itens como cigarros, cebola, cenoura, aluguel residencial e refeições em bares e restaurantes. Já as influências negativas vieram de tomate, batata-inglesa, feijão carioca, leite tipo longa vida e tarifa de táxi.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma defende reforma em organismos internacionais como FMI e ONU

A presidente Dilma Rousseff voltou a defender nesta segunda-feira a necessidade de uma reforma na governança mundial, incluindo organismos como o Fundo Monetário Internacional,

Notícias Gerais, por Redação

Receita diz não ter poder para decidir correção da tabela do IR

A política de correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) depende de uma definição do governo federal e não pode ser mudada livremente pelo Fisco, esclareceu nesta quarta-feira a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta.  

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda: economia do Brasil "pode e deve" crescer acima de 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil "pode e deve" crescer entre 4% e 5%. Esta é a previsão oficial para o desempenho da economia no ano que vem e é a expectativa para o comportamento do Produto Interno Bruto

Notícias Gerais, por Redação

Banco Central reduz previsão de rombo nas contas externas

O Banco Central (BC) reduziu, nesta sexta-feira, a previsão para 2012 do rombo nas contas externas do País. A estimativa anterior, feita em março, era de déficit de US$ 68 bilhões,

Notícias Gerais, por Redação

Usuário de plano deverá ter número do SUS

O Ministério da Saúde regulamentou o sistema Cartão Nacional de Saúde (CNS), uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS

Notícias Gerais, por Redação

Receita libera hoje o programa do Imposto de Renda

A Receita Federal deve liberar o programa de computador para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda às 8h desta sexta-feira, na página da Receita Federal na internet.

Deixe seu Comentário:

=