Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/02/2014 às 10:35:08

Inflação da baixa renda avança em janeiro

A inflação da cesta de produtos e serviços mais consumidos pelas famílias de menor renda acelerou em janeiro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) subiu 0,71% no início de 2014, após elevação de 0,56% em dezembro de 2013.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 4,70% em 12 meses. Em janeiro de 2013, o IPC-C1 havia aumentado 0,98%. O índice mede a inflação para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos.

Em janeiro e no acumulado em 12 meses, a inflação da baixa renda ficou abaixo da média. A taxa medida pelo IPC-BR (das famílias com renda até 33 salários) subiu 0,99% e acumulou alta de 5,61% nesses respectivos períodos.

Das oito classes de despesas avaliadas pela FGV, cinco subiram mais no começo deste ano. Alimentação avançou 0,80% em janeiro, após avançar 0,71% um mês antes. Educação, leitura e recreação saltou de 0,45% para 2,99%, Despesas diversas foram de 0,48% para 3,8% de elevação e Habitação passou de 0,54% para 0,56% de aumento. Comunicação, por sua vez, deixou uma queda de 0,02% para alta de 0,13%.

Na outra ponta, taxas mais baixas foram registradas em Vestuário (0,52% para -0,28%), Transportes (0,67% para 0,30%) e Saúde e cuidados pessoais (0,37% para 0,24%).

As maiores influências positivas no IPC-C1 partiram de itens como cigarros, cebola, cenoura, aluguel residencial e refeições em bares e restaurantes. Já as influências negativas vieram de tomate, batata-inglesa, feijão carioca, leite tipo longa vida e tarifa de táxi.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Estimativa do mercado para crescimento da economia este ano fica em 3,1%

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC) mostra que os analistas de instituições financeiras ajustaram levemente para cima a projeção para o crescimento da economia neste ano e reduziram a estimativa para 2014.

Notícias Gerais, por Redação

Perspectiva de crédito às empresas retrai em abril

A pesquisa é elaborada para prever a tendência do crédito às empresas nos próximos meses.

Notícias Gerais, por Redação

Jovens estão otimistas quanto ao cenário econômico do Brasil em 2012

Os jovens brasileiros, aparentemente, estão otimistas em relação ao cenário econômico do País para 2012. Quase 70% deles acreditam que a economia brasileira terá um crescimento relevante este ano.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar cai abaixo de R$ 1,70 com injeção de liquidez do BCE

O dólar operava em queda ante o real nesta quarta-feira, após a divisa dos Estados Unidos fechar na sessão anterior abaixo do patamar de R$ 1,70 pela primeira vez desde 28 de outubro de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Substância encontrada em tubarão detém vírus da hepatite B

Vem da biodiversidade marinha uma nova e potente arma contra os vírus de doenças como a febre amarela e a hepatite.

Deixe seu Comentário:

=