Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2011 às 09:59:31

Comércio poderá vender só eletroeletrônicos com novo plugue a partir desta sexta

 

SÃO PAULO - O comércio só poderá vender  aparelhos eletroeletrônicos com plugues padrão a partir desta sexta-feira (1). Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o padrão, determinado pela Portaria 185, de julho de 2000, está totalmente implementado, com mercado abastecido e baixo índice de irregularidades de produtos à venda e sem abuso de preços ao consumidor. 
 
"Em cidades mais remotas do País, o comércio só vende plugues e tomadas dentro do padrão, o que comprova que a indústria e a revenda se adequaram", afirmou o diretor de Qualidade, Alfredo Lobo. 
 
O que mudou?
Antes da padronização, havia 12 tipos de plugues e oito tipos tomadas diferentes. Agora, com a padronização, o mercado brasileiro passa a ter dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos. Além disso, os aparelhos devem somente plugues com pinos redondos e não mais pinos chatos.
 
Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. O terceiro pino faz o papel do fio-terra. A função dele é evitar que o consumidor sofra um choque elétrico, ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito. Neste caso, a corrente elétrica flui e é descarregada pelo sistema de aterramento, evitando choque ao usuário do aparelho. 
 
De acordo com o Inmetro, os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos.
 
Ainda segundo o instituto, em cerca de 20% dos casos, o usuário terá dificuldade de conexão entre os plugues e tomadas padronizados e antigos. Nesses casos, dever se trocada a tomada, utilizando a padronizada.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 01.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Escola discute efeitos dos juros básicos para mercado segurador

A Escola Nacional de Seguros promoverá, no próximo dia 31, em São Paulo, a mesa redonda "Os efeitos da atual política de juros no mercado de seguros e previdência".

Notícias Gerais, por Redação

Rombo na Previdência cai, mas atinge R$ 18 bilhões em 2012

O rombo nas contas da Previdência Social atingiu R$ 17,9 bilhões nos primeiros cinco meses deste ano, segundo divulgou nesta terça-feira o Ministério da Previdência Social.

Notícias Gerais, por Redação

FMI nega que esteja em negociação com Itália por dívida

O FMI negou nesta segunda-feira que tenha iniciado negociações com as autoridades da Itália sobre um suposto plano de ajuda ao país, mencionado no domingo pela imprensa italiana.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia sobem com cautela após corte da Itália

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com exceção de Tóquio, mas com cautela depois do rebaixamento da Itália pela Standard & Poors e enquanto a Grécia negociava empréstimos com os credores internacionais, em meio a preocupações de que a crise de dívida da Europa desencadeie uma crise bancária.

Deixe seu Comentário:

=