Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2011 às 09:59:31

Comércio poderá vender só eletroeletrônicos com novo plugue a partir desta sexta

 

SÃO PAULO - O comércio só poderá vender  aparelhos eletroeletrônicos com plugues padrão a partir desta sexta-feira (1). Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o padrão, determinado pela Portaria 185, de julho de 2000, está totalmente implementado, com mercado abastecido e baixo índice de irregularidades de produtos à venda e sem abuso de preços ao consumidor. 
 
"Em cidades mais remotas do País, o comércio só vende plugues e tomadas dentro do padrão, o que comprova que a indústria e a revenda se adequaram", afirmou o diretor de Qualidade, Alfredo Lobo. 
 
O que mudou?
Antes da padronização, havia 12 tipos de plugues e oito tipos tomadas diferentes. Agora, com a padronização, o mercado brasileiro passa a ter dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos. Além disso, os aparelhos devem somente plugues com pinos redondos e não mais pinos chatos.
 
Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. O terceiro pino faz o papel do fio-terra. A função dele é evitar que o consumidor sofra um choque elétrico, ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito. Neste caso, a corrente elétrica flui e é descarregada pelo sistema de aterramento, evitando choque ao usuário do aparelho. 
 
De acordo com o Inmetro, os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos.
 
Ainda segundo o instituto, em cerca de 20% dos casos, o usuário terá dificuldade de conexão entre os plugues e tomadas padronizados e antigos. Nesses casos, dever se trocada a tomada, utilizando a padronizada.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 01.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Chefe pode demitir funcionária que ameace o casamento

Patrão americano alegou que auxiliar era 'irresistível' e que ele temia perder o controle e vir a ter um caso

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda cassa inscrição de 10 mil contribuintes

A Secretaria de Estado da Fazenda cassou a inscrição de 10.198 contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por inatividade presumida. 

Notícias Gerais, por Redação

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

Justiça julgará greve dos Correios nesta terça-feira

A greve dos funcionários dos Correios vai ser julgada às 16h desta terça-feira no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Ontem (10) à noite, terminou sem acordo a última tentativa de encerrar a paralisação antes do julgamento no órgão.

Deixe seu Comentário:

=