Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/11/2011 às 12:52:33

Salário avança e investimento de empresa diminui, aponta IBGE

O peso dos salários e das outras remunerações de empregados no PIB (Produto Interno Bruto) do país avançou nos últimos anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa parcela passou de 40,1% em 2005 para 43,6% em 2009.

Em contrapartida, a participação do capital das empresas --investimentos em bens, máquinas, prédios e outros-- caiu de 35,2% para 33,2% no mesmo intervalo de tempo.

Esses dados são possíveis de mensurar apenas na divulgação das informações definitivas do PIB de 2009, apresentada nesta quinta-feira (17) e que revela a composição da renda. Nas divulgações do PIB trimestral, o IBGE só divulga dados das ópticas da produção e da demanda (consumo, investimento etc).

Para estimar a renda, o IBGE usa informações do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), disponíveis somente para a elaboração dos dados definitivos do PIB e que informam a renda de famílias e empresas.

A partir desses dados, o IBGE divulgou ainda o peso de cada setor institucional no PIB do país. As empresas não financeiras tiveram uma participação de 55,5% em 2009, seguidas por famílias, com 20%, administração pública, 16,3%, empresas financeiras, 7,2%, e instituições sem fins lucrativos, 1%.

Segundo o IBGE, a taxa de investimento na economia brasileira, em 2009, foi de 18,1% do PIB. O percentual é inferior aos 19,1% de 2008, mas supera o de 2005 --15,9%. Já as famílias investiram 25,7% de sua renda. As empresas não financeiras, 22,4%.

O IBGE mapeou ainda o perfil do endividamento das famílias. Do total, 52% eram referentes a empréstimos e financiamentos em 2009. Esse percentual era menor em 2004: 36%.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|17.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Tentativas de fraude contra consumidores atingem novo recorde

Descobrir uma compra na fatura do cartão de crédito ou um débito na conta bancária que você desconhece pode ser apenas o começo de uma grande dor de cabeça.

Notícias Gerais, por Redação

Governo debate mudanças na tributação de fundos, diz Barbosa

O governo discute com agentes do mercado financeiro estímulo ao investimento de longo prazo no país alterando a tributação e prazos de fundos atrelados aos Certificados de Depósitos Interbancários (DI), afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Consulta ao segundo lote de restituições do IR será liberada na segunda-feira

A Receita Federal liberará na segunda-feira (9) a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. O dinheiro será depositado no banco no dia 16 de julho.

Notícias Gerais, por Redação

Bancários podem começar greve nacional a partir de amanhã

A categoria dos bancários realiza nesta segunda-feira, a partir das 19h (hora de Brasília), uma série de assembleias para decidir o início de uma greve nacional a partir de amanhã.

Deixe seu Comentário:

=