Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/11/2011 às 12:52:33

Salário avança e investimento de empresa diminui, aponta IBGE

O peso dos salários e das outras remunerações de empregados no PIB (Produto Interno Bruto) do país avançou nos últimos anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa parcela passou de 40,1% em 2005 para 43,6% em 2009.

Em contrapartida, a participação do capital das empresas --investimentos em bens, máquinas, prédios e outros-- caiu de 35,2% para 33,2% no mesmo intervalo de tempo.

Esses dados são possíveis de mensurar apenas na divulgação das informações definitivas do PIB de 2009, apresentada nesta quinta-feira (17) e que revela a composição da renda. Nas divulgações do PIB trimestral, o IBGE só divulga dados das ópticas da produção e da demanda (consumo, investimento etc).

Para estimar a renda, o IBGE usa informações do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), disponíveis somente para a elaboração dos dados definitivos do PIB e que informam a renda de famílias e empresas.

A partir desses dados, o IBGE divulgou ainda o peso de cada setor institucional no PIB do país. As empresas não financeiras tiveram uma participação de 55,5% em 2009, seguidas por famílias, com 20%, administração pública, 16,3%, empresas financeiras, 7,2%, e instituições sem fins lucrativos, 1%.

Segundo o IBGE, a taxa de investimento na economia brasileira, em 2009, foi de 18,1% do PIB. O percentual é inferior aos 19,1% de 2008, mas supera o de 2005 --15,9%. Já as famílias investiram 25,7% de sua renda. As empresas não financeiras, 22,4%.

O IBGE mapeou ainda o perfil do endividamento das famílias. Do total, 52% eram referentes a empréstimos e financiamentos em 2009. Esse percentual era menor em 2004: 36%.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|17.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja como regularizar a situação quando cair na malha fina do IR

Verificação pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal. No ano passado, 569 mil contribuintes caíram na malha fina do leão.

Notícias Gerais, por Redação

Setor público cumpre 93% da meta de economia para o ano

União, estatais e governos estaduais e municipais economizaram, juntos, R$ 13,95 bilhões no mês de outubro. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Banco Central, no ano,

Notícias Gerais, por Redação

Brasil já supera pódios do Rio-2007 na ginástica rítmica

Restando ainda um dia para se encerrarem as competições de ginástica rítmica, o Brasil já superou o número de medalhas que obteve há quatro anos, no Pan do Rio.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma critica FMI e países desenvolvidos no combate à crise

A presidente Dilma Rousseff (PT) criticou nesta quinta-feira (13) a "ingerência do FMI [Fundo Monetário Internacional]" sobre os investimentos do governo brasileiro durante os anos 1980 e 1990, quando o Brasil vivia uma crise econômica.

Notícias Gerais, por Redação

Bahia confirma mais duas mortes por meningite; são 70 em 2011

As autoridades de saúde da Bahia confirmaram mais duas mortes por meningite do tipo C (o mais grave da doença), elevando para 70 o número de óbitos provocados pela doença no Estado.

Deixe seu Comentário:

=