Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/04/2011 às 11:22:43

Brics discutem reforma do sistema monetário internacional

Líderes dos países do Brics - grupo que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e, a partir de hoje, a África do Sul - reúnem-se em Sanya, no Sul da China, para a terceira  cúpula do bloco, cujo tema principal é a reforma do sistema monetário internacional.

A presidenta Dilma Rousseff, o presidente russo, Dmitry Medvedev, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, e o presidente sul-africano, Jacob Zuma, tiveram encontros bilaterais com o presidente chinês, Hu Jintao, e participam da cúpula hoje.

Segundo o Ministério do Exterior chinês, o país quer fortalecer, durante a reunião, a coordenação e a cooperação mútua pela reforma do sistema monetário internacional, pelo controle da flutuação no preço das commodities, pelo combate às mudanças climáticas e pelo desenvolvimento sustentado.

Um documento, que será divulgado no fim da cúpula, vai resumir o consenso alcançado pelos cinco países em temas de interesse mútuo, segundo a agência de notícias Xinhua.

"Os líderes do Brics vão enviar um sinal de confiança, solidariedade e cooperação para a comunidade internacional", informou um representante do Ministério do Exterior em declaração reproduzida pela agência estatal chinesa.

Apesar das diferenças, como o perfil de suas economias, grau de desenvolvimento e os sistemas políticos, os cinco países têm uma série de interesses coincidentes como, por exemplo, o objetivo de transformar o G-20 (grupo que reúne as maiores economias mundiais) no principal mecanismo de gerenciamento da economia global. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 14.04.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Vendas no varejo sobem 0,9% em agosto, segundo IBGE

As vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 0,9% em agosto na comparação com o mês de julho e registraram elevação de 6,2% em relação a agosto de 2012

Notícias Gerais, por Redação

MEC desiste de aumentar em 2 anos curso de medicina; residência será obrigatória

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou na manhã desta quarta-feira (31) que o governo desistiu de aumentar em dois anos o curso de medicina. No lugar disso, o ciclo de dois anos deve se tornar um período obrigatório de residência médica no SUS (Sistema Único de Saúde).

Notícias Gerais, por Redação

Mercado de trabalho não mostra sinais de queda, apesar do baixo crescimento

Os empresários Norma Brandão e Eguiberto Rissi são de ramos completamente diferentes, mas reclamam da mesma coisa: a dificuldade de se encontrar mão-de-obra.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona lei que cria nova aposentadoria para servidores

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para os servidores públicos da União. A norma está na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.

Notícias Gerais, por Redação

Cautela predomina e Bovespa cai 1,27%; dólar marca R$ 1,76

Após dois dias de forte alta, o investidor dispara ordens de venda e mantém a Bolsa de Valores no campo negativo desde o início dos negócios desta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=