Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/05/2013 às 16:03:57
Intenção do paulistano de buscar financiamento tem queda de 9,8%
A intenção do paulistano para buscar financiamento teve queda de 9,8% em abril, aponta estudo divulgado nesta quinta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em março, o indicador apresentou leve redução de 1,5%. Em relação ao percentual registrado em junho de 2012, quando começou a ser feita a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (Prie), a queda é de aproximadamente 33%.
Na avaliação de Fábio Pina, assessor econômico da FecomercioSP, dois fatores ajudam a explicar o resultado: a sazonalidade e a inflação. "É um período complicado porque o consumidor não tem mais o décimo terceiro e tem as dívidas que parcelou no final do ano. A tendência é que ele fique mais conservador nesse começo do segundo trimestre", apontou.
Em relação à inflação, Pina destaca que a evidência mais recente de uma aceleração nos preços faz com que o consumidor fique mais conservador. "Ele teme uma perda do poder de compra. A tendência desse cenário é que o consumidor evite, em um curto prazo, tomar novos financiamentos", explicou o assessor.
Para a FecomercioSP, essa postura mais retraída na busca pelo financiamento é preocupante, porque o crédito corresponde a cerca de 40% das vendas no varejo. "Se eu tiver uma redução desse volume, seja porque a demanda não quer, seja porque a oferta está mais restrita, isso vai impactar negativamente no varejo", disse Pina. Ele ressaltou, no entanto, que a entidade não acredita em uma redução no volume de crédito, mas o ritmo de crescimento dessa oferta deve diminuir.
A pesquisa também apura o nível de endividamento dos paulistanos. Dos 2,2 mil entrevistados, 57% disseram ter dívidas em abril, dos quais 20% têm algum tipo de aplicação e 37%, nenhuma. Já 42% declararam não estar endividados. Desses, metade tem dinheiro aplicado.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Governo negocia IR de participação nos lucros em troca de MP
O Palácio do Planalto se comprometeu com as centrais sindicais nesta quarta-feira a apresentar uma proposta final para a isenção do Imposto de Renda sobre Participação nos Lucros e Rendimentos (PLR)
Investidores enxergam Ibovespa em 72.500 pontos, mostra pesquisa do Citi
Os investidores continuam confiantes no desempenho das bolsas de valores na América Latina, com destaque para o Brasil. Segundo pesquisa do Citigroup com mais de 50 investidores institucionais ao redor do globo
Mercado eleva previsão para inflação em 2012 e reduz para PIB
O mercado manteve a previsão para a inflação oficial --o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)-- para este ano, mas aumentou para 2012 (pela sexta semana consecutiva), e reduziu a estimativa para o PIB em 2010 e 2011.


