Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/02/2015 às 11:08:14
Aumento das dívidas das empresas é acompanhado de crédito restrito
A dificuldade crescente das empresas em conseguir recursos novos acompanha o movimento de desaceleração do mercado de crédito brasileiro.
Segundo o Banco Central, as operações de crédito registraram no ano passado o menor ritmo de crescimento em 11 anos.
Para as empresas, a situação deve permanecer difícil neste ano. A previsão é de alta de apenas 0,7% na produção industrial e de 0,13% de expansão do PIB, segundo o relatório Focus, do BC.
Um grupo crescente de economistas, contudo, já não descarta recessão. Do lado do mercado decrédito, a tendência é de aumento nos juros, acompanhando a alta da Selic.
Desde outubro, o BC vem elevando a taxa, hoje em 12,25% ao ano, e, mesmo assim, diz que os "avanços alcançados no combate à inflação ainda não se mostram suficientes".
O crédito mais caro afeta a maior parte das empresas brasileiras. De acordo com o levantamento da CNI, 54% utilizam empréstimos bancários, enquanto 27% financiam-se exclusivamente com recursos próprios.
Fonte:www.aserc.org.br
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou, contudo, que ‘nenhum aumento de preços é bom’
Notícias Gerais, por Redação
A partir de hoje, Caixa e Banco do Brasil iniciam o pagamento do abono salarial PIS/Pasep a cerca de 21,4 milhões de beneficiados, segundo o Ministério do Trabalho.
Notícias Gerais, por Redação
Depois de uma semana de volatilidade, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta segunda-feira (30), véspera do feriado do Dia do Trabalho.
Notícias Gerais, por Redação
O Conselho Superior de Economia da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) abordou em um debate na manhã da última quinta-feira (19),
Notícias Gerais, por Redação
Representantes de centrais sindicais se reúnem nesta quarta-feira (14) com a presidente Dilma Rousseff e com o secretário-geral da presidência, Gilberto Carvalho, em Brasília, para discutir a pauta trabalhista.
Notícias Gerais, por Redação
O Brasil é o segundo país com maior desigualdade do G20, de acordo com um estudo realizado nos países que compõem o grupo. De acordo com a pesquisa "Deixados para trás pelo G20?",
Deixe seu Comentário: