Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/08/2013 às 15:24:39

Pedidos de falência recuam em julho e atingem 2º menor patamar do ano

O número de empresas que pediram falência em julho recuou na comparação com junho e também diminuiu em relação a 2012. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado nesta terça-feira (6), 136 empresas entraram com pedido de falência em todo o país. Em junho, foram 151 e, em julho de 2012, houve 200 pedidos de falência.
 
O resultado do mês passado representa o segundo menor número de requerimentos verificados neste ano, superior apenas aos 100 pedidos feitos em fevereiro, destaca a Serasa Experian.
 
Dos 136 pedidos de falência registrados em julho, 73 foram feitos por micro e pequenas empresas, 43 por médias e 20 por grandes.
 
Recuperações judiciais
 
As recuperações judiciais requeridas também tiveram em julho o segundo menor nível de 2013. Houve 56 requerimentos em julho, número superior apenas aos 49 observados em março. Em junho, o índice apontava para 76 pedidos de recuperação judicial, e, em julho de 2012, foram requeridas 68.
 
Para os economistas da Serasa Experian, os menores patamares verificados nos pedidos de falências e nas recuperações judiciais requeridas só foram possíveis pelo recuo na inadimplência do consumidor e das empresas, melhorando a posição do fluxo de caixa dos negócios.
 
A pesquisa indica, ainda, que, em julho, foram decretadas 69 falências – patamar próximo ao recorde mensal deste ano (70 em abril). A piora nas falências decretadas está relacionada, em parte, a fatores não favoráveis no período, tais como inflação, juros altos e queda nas vendas.
 
Em junho, foram decretadas 50 falências e, em julho do ano passado, apenas 41.
 
A Serasa Experian diz também que boa parte das falências decretadas refere-se a pedidos anteriores que estavam tramitando na justiça. Todo o processo pode demorar até dois anos.
 
Fonte: G1 Economia

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado financeiro espera inflação menor e PIB mais fraco em 2013 e 2014

Segundo a pesquisa Focus, do Banco Central, a estimativa de expansão da economia neste ano caiu de 2,24% para 2,21%

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê PIB menor e mais inflação em 2013

Analistas do mercado financeiro elevaram a previsão para a inflação neste ano, segundo informou nesta segunda-feira o boletim Focus do Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Brasil adotará todas as medidas para impedir valorização do real

O Brasil está preparado para adotar todas as medidas necessárias, incluindo as que já foram usadas no passado, para conter o fluxo de capital e impedir que o real se aprecie excessivamente, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa pega impulso em plano anticrise do BCE e abre em alta

O plano anticrise do BCE (Banco Central Europeu) e números positivos sobre o mercado de trabalho norte-americano aninam os investidores ao redor do globo nesta quinta-feira (6). Por aqui, a bolsa brasileira pega carona no bom humor internacional e abre o pregão em alta.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado espera nova queda da taxa básica de juros nesta semana

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã e quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=