Publicado por Redação em Dental - 09/11/2012 às 09:03:16

Aprenda quais cuidados se deve ter com aparelho fixo

Para o tratamento com aparelho ortodôntico ser um sucesso, é preciso ter atenção redobrada com a higiene bucal. Isso porque a escova e o fio dental encontrarão mais obstáculos na boca, como braquetes, fios e bandas.

Cada vez mais, os aparelhos ortodônticos se espalham pelos sorrisos, não só de crianças, como de adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com articulação dental incorreta. Mas, para ter apenas resultados positivos, é preciso ter atenção redobrada com a higiene bucal. Isso porque a escova e o fio dental encontrarão mais obstáculos na boca, como braquetes, fios e bandas.

“Não adianta corrigir a posição dos dentes e terminar o tratamento com muitas cáries e com as gengivas inflamadas”, diz o dentista Hugo Roberto Lewgoy, professor da Uniban Anhanguera. Se dispositivos específicos não forem utilizados, a placa bacteriana, ou biofilme oral, pode causar cáries e doenças gengivais em áreas quase inacessíveis.
 
Os restos de alimentos que ficam presos no aparelho precisam ser removidos para evitar uma desmineralização dos dentes e inflamação das gengivas. Para garantir que esse processo seja feito da melhor forma, Lewgoy dá algumas dicas para fazer a higiene bucal quando se usa aparelho ortodôntico.
 
1° Passo - Escova dental
A escova ideal para aparelhos ortodônticos fixos também segue a regra de ter grande quantidade de cerdas do tipo ultramacias. A diferença é que para se encaixar aos braquetes, a escova precisa ter uma canaleta central, que possibilita uma escovação efetiva e favorece a limpeza de todos os componentes do aparelho ortodôntico. Para os aparelhos ortodônticos fixos linguais, a escova precisa ter tamanho reduzido e uma angulação de cabeça que facilite o acesso e a escovação na região interna da boca.
 
No caso do uso daqueles elásticos pequenos que “prendem” a arcada de cima com a de baixo - elásticos intermaxilares -, é preciso removê-los antes da escovação. “O mais importante é ter uma sequência durante a escovação para não se esquecer de nenhuma superfície dental”, diz Hugo. Ele dá a boa dica de realizar a escovação no sentido dos ponteiros do relógio.
 
2° Passo – Para limpar entre os dentes
Junto dos arcos e fios é necessário utilizar a escova interdental, que é capaz de higienizar este local de forma eficiente e sem traumas. Mova a escova interdental de forma suave de cima para baixo entre os componentes do aparelho e entre os dentes. Se a escova entrar muito folgada é necessário a escolha de uma de um diâmetro maior. “Um único movimento é o suficiente, não são necessários movimentos exagerados de vai e vem”, afirma.
 
Passar o fio dental pode ser uma tarefa impossível sem o auxílio do passa fio, que lembra uma agulha de plástico. Nele o fio dental é preso e pode ser passado por baixo do arco para limpar entre os dentes.
 
3° Passo – Reforço
A escova de tufo se adapta perfeitamente aos contornos dos dentes e braquetes. Sua cabeça mínima e cerdas longas conseguem atingir áreas quase inacessíveis para fazer uma limpeza altamente efetiva. “Ela deixa as superfícies totalmente lisas e polidas e previne qualquer alteração ou problema em decorrência do acúmulo do biofilme oral, como desmineralização, cáries, inflamação gengival”.

 Fonte: Terra


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Maçã ajuda a manter a boa higiene bucal

Não basta ir ao dentista regularmente. É preciso seguir uma dieta equilibrada para manter em dia a saúde bucal. Especialistas nessa área apontam os principais alimentos que ajudam a deixar dentes e gengivas fortes e saudáveis.

Dental, por Redação

Os benefícios da Odontopediatria

A Odontopediatria é um segmento da Odontologia que oferece aos bebês, crianças e adolescentes um tratamento adequado para cada faixa etária, com o objetivo de prevenir cáries e impedir que ocorram dores e infecções orais,

Dental, por Redação

Falta de higiene bucal aumenta risco de infecções

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de graves infecções a pacientes internados nas unidades hospitalares de Sergipe. É que o Estado ainda não possui o serviço de odontologia no ambiente hospitalar.

Deixe seu Comentário:

=