Publicado por Redação em Dental - 28/09/2015 às 11:56:03

Perda de dente não é só problema de pessoas mais velhas

50% dos brasileiros, entre 35 e 45 anos, já perderam ao menos 12 dentes

Falta de higiene ainda está entre as principais causas da cárie e periodontite, doenças causadoras da perda dentária

Perder os dentes não é grande preocupação na juventude, mas dados revelam que 50% dos brasileiros, entre 35 e 45 anos, já perderam ao menos 12 dentes. Além disso, 80% dos idosos no país tem menos de 20 dentes.

Causas

Segundo o cirurgião-dentista, Celso Sanseverino, no Brasil, um país de dimensões continentais e com muitas variações sócio culturais, deve ser considerado um leque de possibilidades que vão, desde a dificuldade de acesso às informações básicas e aos tratamentos odontológicos até a falta de higiene.

“A boca é propícia para o desenvolvimento de bactérias, com condições de temperatura, umidade, ausência de luz e alimento, isto é, o residual de nossa alimentação. Desta forma, a cárie e a doença periodontal, que leva à perda do osso que sustenta os dentes, são as maiores causadoras de perdas dentais”, diz.

E como fica o corpo?

É óbvio que funções diretamente ligadas aos dentes são afetadas, como mastigação, deglutição e digestão, mas até a respiração e a postura são comprometidas pela perda dentária. Com a movimentação dos dentes, há uma adaptação de toda a arcada, que atinge os músculos da face, cabeça e pescoço. As articulações temporomandibulares, que ligam a mandíbula ao crânio, também sofrerão, já que seu posicionamento é totalmente dependente dos contatos dentais.

“Múltiplos impactos negativos são observados na qualidade de vida, especialmente em relação ao convívio social e profissional. A relação com a estética é indubitavelmente a maior queixa dos pacientes. Alterações na fala, presença de dor e desconforto nas ATMS, limites nos movimentos mandibulares, dificuldade em triturar os alimentos e suas consequências digestivas estão presentes quanto maior for a perda dental”, afirma Sanseverino.

Para prevenir

Como a principal causa das perdas dentais está ligada à higiene oral, as palavras de ordem são escovação e fio dental. “A fluoretação do abastecimento de água nos grandes centros contribuiu fortemente para deixar o esmalte dentário mais resistente, diminuindo nesses lugares o índice de cáries. Educar a população, especialmente as crianças, cria-se um hábito que fica incorporado culturalmente na forma de vida das pessoas”, diz o especialista.

Tem tratamento

Existem várias formas para se repor um ou mais dentes perdidos: próteses sobre implantes, próteses fixas ou removíveis apoiadas nos dentes remanescentes. “O importante antes de qualquer intervenção está em entender o motivo da(s) perda(s), com um correto diagnóstico para que o tratamento tenha efetivamente o resultado de se restabelecer a saúde e a estética do paciente”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Doença periodontal e cardiovascular têm relação; saiba mais

As doenças cardiovasculares afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Mais de 50 milhões de americanos têm problemas de natureza cardíaca e vascular, fazendo com que, nos Estados Unidos, as doenças cardiovasculares apareçam como a primeira causa de morte e invalidez.

Dental, por Redação

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

Dental, por Redação

Estudantes de odontologia criam novo método de regeneração óssea

No início de 2011, os estudantes da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) Vinícius Lima e Gabriela Guerra iniciaram a pesquisa de um método de regeneração óssea a base de casca de ovo de galinha.

Dental, por Redação

Doença gengival pode ter participação na doença de Alzheimer

Um novo estudo feito por pesquisadores na Faculdade de Odontologia da NYU mostra que a doença gengival pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Dental, por Redação

Hipertensão arterial no tratamento odontológico

O tratamento odontólogico, por seu caráter quase sempre cirúrgico (extração dentária é uma pequena cirurgia!)

Deixe seu Comentário:

=