Publicado por Redação em Dental - 18/04/2012 às 13:43:05

Raiz de alcaçuz combate bactérias bucais

Quando o assunto é balas de alcaçuz, é possível que você queira trocar as outras guloseimas por uma bala que possa ajudar a manter seus dentes e gengivas saudáveis. A raiz seca de alcaçuz – uma erva algumas vezes utilizada para tratar dor de garganta, problemas respiratórios e digestivos e outros distúrbios – pode ser um agente eficaz no combate às bactérias que causam cárie dentária e doença periodontal, segundo um estudo recente.

No estudo, publicado no Journal of Natural Products, o autor Stefan Gafner Ph.D., um pesquisador da empresa de produtos naturais Tom’s of Maine, (divisão da Colgate-Palmolive) relatou que dois compostos encontrados na raiz seca de alcaçuz são substâncias antibacterianas eficazes que podem evitar o crescimento de várias bactérias mais importantes ligadas à cárie dentária e à doença periodontal.

No estudo, a licoricidina e a licorisoflavan A, inibiram duas das principais bactérias responsáveis pelas cáries dentárias e duas das bactérias que provocam a doença periodontal, sendo que a licoricidina também inibiu uma terceira bactéria da doença periodontal.

A raiz do alcaçuz é usada com frequência na medicina tradicional chinesa e na medicina alternativa como um aditivo que potencializa a atividade de outros ingredientes herbários. Fora dos Estados Unidos, também tem sido estudado o seu uso como terapia alternativa para pacientes portadores de Hepatite C.

A raiz do alcaçuz também é usada como ingrediente para refrescar o hálito em alguns cremes dentais naturais. Num simpósio de 2009, sobre a cárie da primeira infância em crianças nativas do Alasca e índios americanos, na Universidade da Califórnia, Los Angeles, o pesquisador Wenyuan Shi, Ph.D., apresentou resultados de estudos que mostravam que o extrato da planta do alcaçuz, quando adicionado a pirulitos, matava bactérias causadoras da cárie em crianças pequenas.

As balas com sabor de alcaçuz que os consumidores compram nas lojas, porém, não contêm raiz de alcaçuz. Esses doces contêm óleo de anis, que possui um sabor similar.

A raiz do alcaçuz deve ser usada com cuidado após consultar um profissional de saúde bucal, uma vez que ela possui sérios efeitos adversos e interações negativas com medicações vendidas sob prescrição.

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escovação deve ser feita desde os primeiros dentes

Neste Dia das Crianças é bom lembrar a importância da escovação de dentes dos pequenos. Dicas simples podem evitar o aparecimento de cáries, como o uso de creme dental com flúor e criar o hábito de limpar os dentes após a amamentação noturna.

Dental, por Redação

Visitas regulares ao dentista podem resultar em economia para idosos

A odontologia preventiva pode ajudar os pacientes idosos a manter uma boca e um corpo saudáveis.

Dental, por Redação

Vale do Paraíba ganha opção diferenciada para o tratamento e manutenção da saúde bucal

Há mais de cinco anos na região por meio de planos corporativos, a Odontobase - Planos de Saúde Bucal amplia atendimento a planos individuais e familiares a partir de fevereiro

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Dental, por Redação

Refrigerantes têm efeitos catastróficos sobre dentes

Pesquisa mostra que, dependendo da freqüência de ingestão do produto, há perdas proporcionais e irreversíveis da estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina. Saliva só é capaz de reverter parcialmente os efeitos.

Deixe seu Comentário:

=