Publicado por Redação em Dental - 21/10/2013 às 09:43:30

Dentista mostra que fazer quando a criança sofre um trauma dentário

Traumatismos dentários  são muito comuns em crianças, principalmente após aprenderem a brincar com os coleguinhas, fazer estripulias, andar de bicicleta. E é nesta fase, de tanta energia, que o trauma dentário pode ocorrer. Segundo o dentista Henrique Taniguchi, o importante é não se desesperar quando acontecer uma dessas lesões, e buscar um dentista para que o caso possa ser avaliado e as primeiras medidas tomadas.

“Desde fraturas simples à perda definitiva do dente são considerados traumatismos. E em todos os casos, do dente de leite ao definitivo, é necessário uma atenção especial”, afirma o dentista Henrique Taniguchi, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USP e sócio de CCO – Centro de Cirurgia Oral. “A maior parte das lesões são apenas superficiais e atingem tecidos de sustentação. No entanto, o atendimento clínico com um dentista deve ser imediato e prioritário e, se possível, realizado por um cirurgião-dentista, isso porque existem diversos tipos de traumas e para cada um deles uma conduta.”

Independente da dimensão da fratura, alguns passos são básicos. “Estanque todo o sangue com gazes, toalha ou gelo. Caso o dente quebre, guarde-o em um recipiente com soro ou leite, pois é possível reconstituir o pedaço perdido. Já se acontecer avulsão (quando o dente desprende da gengiva), tente reposicioná-lo no lugar, mas sem tocar na raiz. Se não for possível, apenas guarde o dente (também em um recipiente com soro ou leite) e busque o mais rápido possível um dentista para que o dente possa ser reimplantado, isso aumentará as chances de sucesso”, explica Dr. Henrique Taniguchi.

Após os cuidados imediatos, torna-se importante o acompanhamento clínico do dente que sofreu a lesão. Para dentes de leite, o período é entre 6 meses e 1 ano, e para dentes permanentes, por no mínimo 5 anos. Segundo o dentista do CCO – Centro de Cirurgia Oral, o acompanhamento  ajuda a prevenir complicações futuras.

 

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Tratamento ortodôntico torna a boca saudável

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dental, por Redação

Aprenda passo a passo a cuidar dos dentes dos filhos

Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?

Dental, por Redação

Lactobacilos vivos combatem doença periodontal

Já imaginou pílulas de bactérias que fazem bem para a saúde? Por mais estranho que pareça, foi nisso que uma indústria farmacêutica sueca investiu quando desenvolveu pastilhas com lactobacillus reuteri Prodentis.

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes pode ocorrer com frio, quente ou doce

Se você costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes, seus dentes podem ser mais sensíveis que o normal. Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao ingerir doces ou até na hora da escovação.

Dental, por Redação

Dia do Odontólogo na Oncologia do Hospital de Urgência

Prevenção. Foi com esse objetivo que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, ações de higiene bucal em homenagem ao Dia do Odontólogo, celebrado nacionalmente no dia 25 de outubro.

Deixe seu Comentário:

=