Publicado por Redação em Dental - 08/09/2011 às 15:34:02

Estudo demonstra que escovação noturna é a mais importante

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp revela que a escovação noturna é a mais importante. Segundo a pesquisa, a escovação noturna deve ser priorizada e não negligenciada como ocorre em alguns países, uma vez que parece ser a mais efetiva.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores avaliaram a perda mineral em dois substratos, a dentina e o esmalte dental, que foram submetidos a um alto desafio cariogênico, caracterizado pelo acúmulo de biofilme dental (placa) e exposição a açúcar oito vezes ao dia.

Os resultados mostraram que escovar os dentes com dentifrício fluoretado uma vez ao dia, no período damanhã, reduz 42% a perda mineral (desmineralização) do esmalte dental. Já a escovação no período noturno diminui em 58%. Para a dentina, a escovação no período da manhã reduz a perda mineral em 19% e, à noite, 37%. As razões pelas quais a ação do flúor no período matutino e noturno é diferente ainda são desconhecidas.

Os dados sugerem que essa diferença se deve a uma retenção mais prolongada do flúor, que acontece quandoa pessoa escova os dentes à noite. Há que se considerar que no período noturno há uma diminuição da produção de saliva e o flúor tem o efeito de remineralizaras perdas que aconteceram ao longo do dia.

A pesquisa foi realizada por Sandro Carvalho Kusano, orientado por Livia Maria Andaló Tenuta, e contou com a colaboração dos professores Jaime Cury e Altair Del Bel Cury.

Fonte: www.apcd.org.br | 08.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escova de dente mal lavada pode causar infecções graves

É fundamental lavar, secar e armazenar a escova de dente corretamente para evitar a proliferação de bactérias que podem causar doenças graves

Dental, por Redação

Veja importância de levar crianças ao dentista antes da volta às aulas

Os dentistas recomendam que pacientes marquem consultas de seis em seis meses para manter a saúde bucal em dia. Uma boa maneira de se lembrar do compromisso é agendar a visita nos meses das férias escolares – janeiro e julho  

Dental, por Redação

O papel da dieta na saúde bucal

Mudar seus hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o risco de cárie dentária. A edição de dezembro de 2010 do Journal of the American Dental Association lembra aos pacientes que ter uma dieta balanceada é importante para manter um sorriso saudável.

Dental, por Redação

Pacientes com HIV devem ir ao dentista

A pesquisa envolveu 100 pessoas portadoras do vírus atendidas na Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) e no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), sendo divididas em dois grupos: 50 que receberam tratamento dentário no NGA e 50 que não receberam.

Deixe seu Comentário:

=