Publicado por Redação em Dental - 09/06/2011 às 16:52:39

Antibiótico pode causar danos aos dentes, diz pesquisa

Crianças que são tratadas com o antibiótico amoxicilina correm mais risco de ter problemas dentários durante a vida, indica um estudo da Universidade de Iowa, publicado no Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.

De acordo com os condutores da pesquisa, a droga parece estar ligada à danificação permanentes de dentes, que podem ir de sutis pontos brancos a pequenas cavidades e manchas marrons.

A amoxicilina é um dos antibióticos mais utilizados em crianças, para combater problemas como infecções de ouvido intermediárias.

Os pesquisadores acompanharam 579 crianças desde seu nascimento até os 32 meses de idade, realizando questionários a cada três ou quatro meses para reunir informações sobre a quantidade de influxo de fluoreto e o uso de amoxicilina.

Com um ano de idade, três quartos das crianças já tinham ingerido amoxicilina. Depois de 32 meses, 91% já tinham utilizado a droga.

Descobriu-se que o uso de amoxicilina por um período de três a seis meses dobrava o risco de fluorose dental (envenenamento por flúor).


Uso 'sensato'

A fluorose geralmente é causada por exposição excessiva a fluoreto em que a maturação do esmalte do dente é bloqueada pela interrupção dos ameloblastos - que são as células que produzem e depositam esmalte na superfície dos dentes.

Segundo o chefe da equipe de pesquisadores, Liang Hong, "os resultados do estudo mostram que o uso da amoxicilina durante a infância precoce parece estar ligado à fluorose tanto nos primeiros molares como em incisivos maxilares centrais".

"O período de uso de amoxicilina foi relacionado ao número de surgimento de dentes permanentes com fluorose precoce."

Os pesquisadores afirmaram que a associação persistia mesmo quando outros fatores eram levados em conta, como o influxo de fluoreto, infecções e amamentação materna.

Hong e seus colegas afirmaram, no entanto, que mais pesquisas são necessárias para comprovar essa associação, mas ressaltaram: "O uso de amoxicilina no período inicial da vida embute riscos aos dentes em desenvolvimento que não tinham sido documentados antes".

"Se por um lado os resultados deste estudo não aprovam recomendações para a interrupção do uso de amoxicilina nos primeiros meses de vida, eles destacam a necessidade do uso de antibióticos de forma sensata, especialmente durante a infância."

Fonte: odontologika.uol.com.br | 09.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dor de dente ou dente quebrado; garanta um feriado sem susto

Para ter 100% de sucesso quando um dente sai completamente da boca, o reimplante deve ocorrer nos 10 minutos seguintes ao trauma ou ser armazenado no leite.

Dental, por Redação

Tratamento de canal não dói nem escurece os dentes; saiba mais

“Vai precisar fazer canal”. Ouvir essas palavras do dentista já faz o paciente torcer o nariz. Mas, mesmo comum, muita gente não sabe o que acontece exatamente na boca no tratamento de canal.

Dental, por Redação

Até 2014, MS receberá R$ 54,96 mi para o Programa Brasil Sorridente

Para fortalecer o Programa Brasil Sorridente, o Governo Federal irá destinar R$ 3,6 bilhões para ampliação das equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas, até 2014.

Dental, por Redação

O que seus dentes dizem sobre sua saúde

Os olhos podem ser a janela da alma, mas a boca permite uma visão ainda mais ampla do corpo como um todo.

Dental, por Redação

30% dos casos de câncer de boca estão ligados ao HPV

Levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, 30% dos pacientes operados em decorrência de tumores que afetavam a região da cabeça e pescoço, desenvolveram o câncer em decorrência de infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).

Deixe seu Comentário:

=