Publicado por Redação em Dental - 30/08/2016 às 09:55:05

Conscientização sobre a importância da saúde bucal deve começar na infância

Beijar pode transmitir doenças como a Hepatite A, mas também ajuda queimar calorias e pode até evitar rugas

São muitos os hábitos e valores adquiridos na infância que são levados para a vida adulta. O cuidado com a saúde bucal é um deles. Com uma boa introdução do tema na rotina familiar, os pais podem prevenir diversas complicações e participar ativamente dessa etapa do desenvolvimento da criança.

O zelo com a saúde bucal começa antes mesmo da erupção dos primeiros dentes, ainda no período de amamentação. O movimento de sucção ajuda no desenvolvimento das estruturas bucais do bebê, o que fortalece o tônus facial e previne problemas de oclusão dentária. Após a amamentação ou depois do uso da mamadeira, a higiene é fundamental: os pais devem limpar a gengiva do bebê com um pano embebido em soro fisiológico ou água limpa.

A escovação deve ser iniciada a partir do nascimento do primeiro dente, com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e pasta de dente sem flúor. Em média, os pais devem auxiliar na escovação até a criança completar oito anos de idade, quando a maioria já consegue executar sozinha essa tarefa.

Mesmo que não sejam permanentes, os dentes de leite merecem muita atenção porque desempenham funções fundamentais no crescimento infantil, como auxiliar na fala e na mastigação de alimentos. Por isso, é essencial que os pais acompanhem a erupção da dentição juntamente com um profissional de odontologia.

De acordo com a recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), a primeira visita ao dentista deve ocorrer perto do primeiro aniversário. No consultório, o dentista poderá esclarecer sobre a escolha da escova correta para cada faixa etária, como deve ser feita a escovação e observar o desenvolvimento dos dentes. O acompanhamento possibilita ainda diagnósticos precoces para diversas situações, como a necessidade de utilização de aparelho ortodôntico, por exemplo.

Outro fator que deve ser considerado quando o assunto é a saúde bucal infantil é a alimentação. Os pais devem coibir o consumo excessivo de açúcar, hábito que, quando aliado a uma higiene bucal deficiente, pode propiciar o surgimento de cáries, periodontite (inflamação severa da gengiva) e, em casos mais graves, até perda de dentes.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação sobre a redução da ingestão de açúcar por crianças e adultos e um dos motivos para isso é a comprovada ligação desse hábito à cárie dentária. A diretriz atual é de que o consumo não ultrapasse 10% do total de calorias ingeridas diariamente, mas a entidade ressalta que o ideal para a saúde é que o consumo diário de açúcar fique reduzido a 5% das calorias ingeridas (ou cerca de 25 g de açúcar por dia). Eventualmente, um nutricionista pode ser consultado para ajudar os pais a estabelecerem uma dieta adequada.

Mais do que um hábito, a escovação e o uso de fio dental podem se tornar momentos compartilhados e divertidos em família. O diálogo sobre saúde desde a infância cria um ciclo que provavelmente a criança levará para a vida adulta e repetirá com os seus filhos, além de ser mais uma demonstração de carinho e cuidado com os pequenos.

Andrea Figueiredo é dentista e superintendente executiva da SulAmérica Odonto.

Fonte: Portal Segs


Posts relacionados

Dental, por Redação

Sete dicas para os pais ajudarem na saúde bucal de seus filhos

Todo pai quer ver os filhos sorrindo. Mas nem todos sabem o que fazer para que esse sorriso seja saudável por muito tempo. Ensinar bons hábitos de higiene oral desde os primeiros anos de vida tem se provado fundamental para que a criança se desenvolva com dentes fortes e livres de cáries.

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes, entenda

Quando escovamos os dentes, consumimos comidas e bebidas ácidas temos aquela aflição, pois sentimos os dentes sensíveis. Este problema afeta cerca de 40 milhões de adultos só nos Estados Unidos.

Dental, por Redação

Conheça técnicas de clareamento de dentes

Dados recentes publicados pela Associação Brasileira de Odontologia - ABO - revelam que 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista

Dental, por Redação

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes

Com o Brasil Sorridente, quantidade de atendimentos salta de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura populacional do programa cresce 400%. Avanços são apresentados no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista

Dental, por Redação

Diabetes aumenta risco de problemas bucais, alerta dentistas

Mais do que garantir um sorriso bonito, cuidar da boca significa estar em dia com a saúde do corpo. No caso de portadores de diabetes, estes cuidados devem ser redobrados.

Dental, por Redação

Como lidar com acidentes dentais

Acidentes acontecem na vida, e saber o que fazer quando um deles acontece pode significar a diferença entre salvar e perder um dente.

Deixe seu Comentário:

=