Publicado por Redação em Dental - 27/03/2014 às 09:11:00

Bactéria pode ter participação na doença gengival

Pesquisadores na Universidade de Michigan identificaram uma bactéria normalmente presente na flora bucal de ratos que chamaram de NI1060. Essa bactéria está associada com o desenvolvimento de um modelo de periodontite em ratos. Os pesquisadores descobriram que a NI1060 se acumulava em locais onde o tecido gengival fora danificado e ativavam uma proteína na cavidade bucal que estimula células destruidoras de osso. Em circunstâncias normais, essa proteína, Nod1, combate bactérias nocivas no corpo.

“Nod1 é uma parte dos nossos mecanismos de proteção contra infecção bacteriana”, diz o autor correspondente Noahiro lnohara, Ph.D., professor associado de pesquisa no Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, Ann Harbor. “Ela nos ajuda a combater a infecção por meio do recrutamento de neutrófilos, células sanguíneas que atuam como matadoras de bactérias. Ela também remove bactérias nocivas durante a infecção. Entretanto, no caso de periodontite, o acúmulo de NI1060 estimula a Nod1 a ativar neutrófilos e osteoclastos, células que destroem ossos na cavidade bucal”.

Os pesquisadores também observaram que enquanto a Nod1 regula a resposta do sistema imunológico à NI1060, ela não deixa a NI1060 se acumular nos locais de doença gengival.

“Os achados deste estudo ressaltam a conexão entre bactérias benéficas e nocivas que normalmente residem na cavidade bucal, como a bactéria nociva causa a doença e como um paciente em risco pode responder a essa bactéria”, diz o coautor do estudo Dr. William Giannobile, professor de odontologia e presidente do Departamento de Periodontia e Medicina Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Combinar leite e alimentos açucarados pode reduzir o risco de cárie

Bebida pode ajudar a diminuir os níveis de placa e evitar danos ao esmalte dos dentes

Dental, por Redação

Conheça alimentos que limpam os dentes

É possível selecionar para o cardápio alimentos que previnem gengivite, mau hálito e cáries, além de dar uma ajuda na limpeza bucal.

Dental, por Redação

Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Deixe seu Comentário:

=