Publicado por Redação em Dental - 20/12/2012 às 16:52:07
Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê
Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos. Porém, a odontopediatra Cristiane Allegretti lembra que esse tempo varia de criança para criança e não há motivos para se preocupar se demorar um pouco mais. Caso não haja sinal de nenhum dente até um ano e meio, é hora de levá-lo ao especialista para checar se está tudo bem.
Na verdade, a parte mais difícil para a mãe é lidar com a irritabilidade do bebê durante essa fase. A gengiva dói e coça e a criança tentará levar tudo para a boca para aliviar essa sensação. “Alimentos mais consistentes como a cenoura e a maçã ajudam nesse processo, mas as mamães devem ficar atentas para que os bebês não se engasgem”, diz Cristiane.
A especialista também sugere mordedores, de preferência os que podem ser colocados na geladeira, pois o gelado ajuda no alívio do desconforto. Quanto a medicamentos, Cristiane alerta: “As mamães devem tomar cuidado com as pomadas a base de xilocaina, pois são deglutidas pelo seu bebê e têm contraindicações”. A dentista revela, ainda, que teve bons resultados com fórmulas homeopáticas, tanto para dor quanto para irritação do bebê.
Higiene bucal
Alguns especialistas indicam que a higiene bucal do bebê seja iniciada desde seu nascimento. Segundo Cristiane, sua preferência é por começar a limpeza da boca apenas quando nascer o primeiro dente. Ela indica a escova específica para bebês, extra macia e com a cabeça bem pequena. “A escova adequada e usada corretamente nunca irá machucar o bebê”, afirma.
Em relação ao creme dental, normalmente são indicados os géis sem flúor e com xilitol. O ideal é o odontopediatra avaliar os hábitos alimentares do bebê e da criança para indicar o creme dental especifico. “Bebês com alto risco de cárie já podem usar uma pequena quantidade de creme dental com flúor em algumas escovações diárias”, indica Cristiane.
Dicas para aliviar a dor do bebê
- Dê alimentos duros como maçã e cenoura
- Alimentos gelados também aliviam a dor
- Prefira mordedores que possam ir para a geladeira
- Deixe-o com o babador, pois nesse período a salivação aumenta e o bebê vai babar ainda mais
Fonte: Terra
Posts relacionados
Abscesso dentário não tratado pode causar problema cerebral
Uma infecção no dente sem o devido tratamento pode causar sinusite, dores nos ossos e até um abscesso cerebral
Retração e sensibilidade: dicas ajudam a evitar os problemas
Beber algo quente dói, tomar sorvete nem pensar e até alimentos mais ácidos não são tolerados por pessoas com dentes sensíveis. Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o problema atinge uma em cada oito pessoas.
Acupuntura supera tratamento convencional em problemas odontológicos
Além dos tradicionais instrumentos para realização de procedimentos odontológicos, os dentistas já podem contar com novas aliadas no tratamento dos pacientes: agulhas ultrafinas, aplicadas em determinados pontos do corpo, na terapia de acupuntura.
Cuidar da boca na gestação evita cárie no bebê
Assim que o exame dá positivo, as futuras mamães correm para começar o pré-natal para garantir que o bebê chegue com a saúde 100%. Mas para que isso aconteça, é essencial incluir na agenda a visita ao dentista.
Bactérias da placa dental podem provocar coágulos sanguíneos
Bactérias bucais que entram na corrente sanguínea são capazes de causar coágulos sanguíneos e iniciar uma infecção do revestimento interno do coração, dizem pesquisadores do Colégio Real de Cirurgiões da Irlanda e da Universidade de Bristol.
Uso adequado do creme dental garante segurança
Um relato de caso que recentemente apareceu nos noticiários descreve quatro histórias de pacientes que disseram ter desenvolvido problemas neurológicos, presumivelmente por ingestão excessiva de alguns cremes dentais contendo zinco.
Pesquisadores eliminam ruído de broca para reduzir medo na ida ao dentista
Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que cancela o ruído das brocas de dentistas.


