Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2011 às 10:02:06

Alimentos e Transportes influenciam deflação na última semana de junho

 

SÃO PAULO – A variação de preços medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) apresentou deflação e encerrou a última semana de junho em -0,18%, resultado 0,03 ponto percentual abaixo do registrado na semana anterior, terminada no dia 22 de junho, que foi de -0,15%.
 
O índice, calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta sexta-feira (1), aponta que esta é a menor taxa desde a segunda semana de agosto de 2010. Dentre os sete grupos analisados, dois apresentaram queda nos preços, três tiveram aumento menos intenso e dois não variaram.
 
A variação dos preços dos produtos e serviços que constituem os grupos Alimentação e Transportes foi a principal responsável pelo resultado geral do IPC-S. No primeiro caso, houve deflação de -1,03%, ante -0,89% da semana anterior; no segundo, a deflação foi menos intensa que a da semana passada, ao passar de -1,32% para -1,09%.
 
Em Alimentação, a deflação partiu do item hortaliças e legumes (de -3,30% para -3,99%); enquanto que em Transportes, a principal influência para a variação menos intensa do índice partiu do item álcool, cuja taxa passou de -12,86% para -7,39%.
 
Outros grupos
Os grupos Vestuário (1% para 0,76%), Habitação (0,42% para 0,38%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,55% para 0,53%) também contribuíram para a desaceleração da inflação no período analisado.
 
Nestes casos, as principais influências para os resultados obtidos foram dos seguintes itens: roupas (1,48% para 0,97%) taxa de água e esgoto residencial (0,57% para 0%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (1,05% para 0,90%), nesta ordem.
 
Os grupos Despesas Diversas e Educação, Leitura e Recreação repetiram as mesmas taxas apuradas uma semana antes, de 0,13% e 0,54%, respectivamente.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 01.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Serviços ajudam consumidor a evitar fraude com documentos

Durante o mês de março, o consumidor que informar à Serasa Experian sobre o roubo ou a perda de documentos recebe gratuitamente um mês de acesso a um serviço que ajuda a diminuir o risco de fraude com documentos perdidos.

Notícias Gerais, por Redação

IPCA desacelera em março, e aponta taxa de 0,21%, segundo IBGE

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março apresentou variação de 0,21%, abaixo da taxa de 0,45% registrada no mês de fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Dilma cita construção civil como forma de estimular economia

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira (5) o investimento na área da construção civil para estimular a economia do país num momento de crise internacional.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa registram 5ª semana seguida de alta

O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta sexta-feira, após o rali da sessão anterior, enquanto o mercado italiano teve um desempenho ainda pior após um leilão de títulos públicos.

Notícias Gerais, por Redação

Após acordo, fim da greve dos Correios deve ser aprovado hoje

Os diretores dos Correios e os representantes dos funcionários chegaram ontem a um acordo para encerrar a greve do setor.

Deixe seu Comentário:

=