Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2011 às 10:02:06
Alimentos e Transportes influenciam deflação na última semana de junho
SÃO PAULO – A variação de preços medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) apresentou deflação e encerrou a última semana de junho em -0,18%, resultado 0,03 ponto percentual abaixo do registrado na semana anterior, terminada no dia 22 de junho, que foi de -0,15%.
O índice, calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta sexta-feira (1), aponta que esta é a menor taxa desde a segunda semana de agosto de 2010. Dentre os sete grupos analisados, dois apresentaram queda nos preços, três tiveram aumento menos intenso e dois não variaram.
A variação dos preços dos produtos e serviços que constituem os grupos Alimentação e Transportes foi a principal responsável pelo resultado geral do IPC-S. No primeiro caso, houve deflação de -1,03%, ante -0,89% da semana anterior; no segundo, a deflação foi menos intensa que a da semana passada, ao passar de -1,32% para -1,09%.
Em Alimentação, a deflação partiu do item hortaliças e legumes (de -3,30% para -3,99%); enquanto que em Transportes, a principal influência para a variação menos intensa do índice partiu do item álcool, cuja taxa passou de -12,86% para -7,39%.
Outros grupos
Os grupos Vestuário (1% para 0,76%), Habitação (0,42% para 0,38%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,55% para 0,53%) também contribuíram para a desaceleração da inflação no período analisado.
Nestes casos, as principais influências para os resultados obtidos foram dos seguintes itens: roupas (1,48% para 0,97%) taxa de água e esgoto residencial (0,57% para 0%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (1,05% para 0,90%), nesta ordem.
Os grupos Despesas Diversas e Educação, Leitura e Recreação repetiram as mesmas taxas apuradas uma semana antes, de 0,13% e 0,54%, respectivamente.
Fonte: web.infomoney.com.br | 01.07.11
Posts relacionados
Câmara aprova projeto que permite terceirização da atividade-fim de empresa
A proposta, que regulamenta o trabalho terceirizado no setor privado, será enviada ao Senado. Entre outros pontos, o texto cria regras de sindicalização dos terceirizados; e prevê a responsabilidade solidária da empresa contratante e da contratada nas obrigações trabalhistas.
Capitalização registra crescimento no primeiro mês do ano
Segundo dados da FenaCap, Federação Nacional de Capitalização, o setor de capitalização encerrou o primeiro mês de 2013 registrando um crescimento no faturamento de 20,3% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando o total de R$ 1,46 bilhão arrecadados.
Por queda na arrecadação, Receita reforça fiscalização a empresas
A queda na arrecadação de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) fez a Receita Federal reforçar a fiscalização a grandes empresas.
OIT prevê taxa de desemprego em 6,8% na América Latina
Mesmo com a crise internacional, que fez com que alguns países da América Latina e Caribe crescessem a um ritmo mais lento no segundo semestre do ano passado, a Organização Internacional do Trabalho (OIT)