Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/08/2011 às 12:44:41
Nesta terça audiência vai debater atuação de correspondentes bancários
SÃO PAULO – Nesta terça-feira (16), às 14h30, haverá uma audiência pública para debater o Projeto de Decreto Legislativo 214/11, que susta a decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional) que permite aos bancos repassar parte de suas atribuições a empresas conhecidas como correspondentes bancários.
O projeto que será debatido nesta data é do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). O parlamentar entende que a resolução (3.954/11) do CMN praticamente transforma os correspondentes bancários em filiais dos bancos, informou a Agência Câmara de Notícias. A audiência será realizada pela Comissão de Finanças e Tributação.
Novas empresas bancárias
O debate foi sugerido pelo presidente da comissão, deputado Cláudio Puty (PT-PA), e pelo relator da proposta, deputado Rui Costa (PT-BA), que concordam com a justificativa de Berzoini ao elaborar o projeto.
Os correspondentes bancários foram originalmente criados para atender clientes em locais onde não existem agências bancárias. Segundo Berzoini, a resolução não estabelece critério geográfico, ou seja, um banco pode repassar atribuições para um correspondente bancário situado em qualquer cidade.
O deputado afirma também que, teoricamente, a resolução autoriza qualquer sociedade pública ou privada a atuar como correspondente bancário. Com a facilidade em abrir novas instituições financeiras, com capital inferior ao exigido pela regulamentação em vigor, poderá surgir muitas novas empresas bancárias.
O que acontece é que os protótipos dos bancos poderão se estabelecer em conjunto com os bancos maiores e, à medida que alcançarem volume suficiente para montar suas próprias operações, possivelmente irão se desvincular das instituições maiores e configurar um verdadeiro sistema de incubação de novas empresas bancárias.
Fonte: web.infomoney.com.br | 16.08.11
Posts relacionados
Pessoa jurídica: veja como evitar multas na entrega da DIPJ 2013
Empresas com lucro presumido, real ou arbitrado devem entregar a declaração ao Fisco até 28 de junho. Multa para quem perder o prazo é de até 2% sobre o Imposto de Renda devido
Governo debate mudanças na tributação de fundos, diz Barbosa
O governo discute com agentes do mercado financeiro estímulo ao investimento de longo prazo no país alterando a tributação e prazos de fundos atrelados aos Certificados de Depósitos Interbancários (DI), afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, nesta terça-feira.
Conheça os destaques da economia das cinco regiões do País
A enorme diversidade do Brasil não está presente somente nas tradições, na gastronomia e nas paisagens. A forma como cada uma das cinco regiões se destaca no cenário econômico também apresenta uma variedade de características.
Compra feita com cartão de crédito sobe 24% e é 2ª opção mais usada
As compras feitas com cartões de crédito para aquisição de bens não duráveis cresceram 24% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa forma de pagamento é a segunda opção mais usada pelos consumidores, atrás apenas do uso do dinheiro,
Mantega: governo vai desonerar folha de pagamento da indústria
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira que o governo vai desonerar a folha de pagamento do setor industrial como forma de aumentar a competitividade do segmento no mercado mundial.
Senado restringe quebra de sigilo de e-mail de funcionários
A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta terça-feira (29) que a quebra de sigilo da navegação de funcionários da Casa na internet será feita apenas após abertura de inquérito administrativo e autorização da Justiça.