Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/10/2014 às 10:42:11

Vendas do comércio sobem 1% em agosto e caem 1% em um ano, diz IBGE

As vendas no comércio brasileiro interromperam uma sequência de dois meses em baixa e cresceram 1,1% em agosto na comparação com julho.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas caíram 1,1%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam uma alta mensal de 0,75%, e recuo de 1,1% na comparação com agosto de 2013.

No acumulado em 12 meses, o indicador registra alta de 3,6%; entre janeiro e agosto deste ano, o ritmo de vendas acumula alta de 2,9%.
Vendas sobem em 8 de 10 categorias

As vendas chegaram a subir 7,5% no setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, em agosto na comparação com julho. Foi a categoria que mais cresceu no período.

O setor de tecidos, vestuário e calçados registrou alta de 3,2%; o de artigos farmacêutivos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos cresceu 2,5%.

A venda de outros artigos de uso pessoal e doméstico teve alta de 1,6%; a de combustíveis e lubrificantes, de 1,4%; a de móveis e eletrodomésticos cresceu 1,3%.

Ainda entre as categorias que registraram alta, a venda de livros, jornais, revistas e papelaria subiu 0,9%; e a de material de construção cresceu 0,2%.

Só tiveram queda as vendas em supermercados, produtos alimentícios e fumo (-0,1%) e veículos e motos, partes e peças (-2,5%).

Fonte: www.uol.com.br (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas estão otimistas sobre negócios, diz Markit

A confiança global das empresas melhorou e as expectativas em relação a atividade empresarial, receitas e fluxos de entradas subiram para os níveis mais altos desde 2012, de acordo com a nova pesquisa da Markit.

Notícias Gerais, por Redação

Centrais querem que fator previdenciário seja votado na próxima semana

As centrais sindicais vão pressionar o comando da Câmara para colocar em votação na próxima semana o projeto de lei que estabelece o fim do fator previdenciário.

Notícias Gerais, por Redação

Governo vai cumprir meta fiscal, diz Nelson Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que o governo vai cumprir a meta fiscal deste ano, uma economia de 3,1% do PIB.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar passa a subir mais de 1% nesta quarta-feira

O dólar acelerava a alta na tarde desta quarta-feira (28), avançando mais de 1%, com o aumento da aversão a risco no mercado externo na penúltima sessão do ano.

Notícias Gerais, por Redação

Investimento estrangeiro na China tem 1ª queda em 28 meses

O crescimento econômico da China pode estar desacelerando ainda mais. Dados divulgados nesta quinta-feira mostraram a primeira queda anual em 28 meses no investimento estrangeiro direto (IED) e uma nova redução nas encomendas, sinalizando uma contração maior na atividade manufatureira.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia recuam em meio à piora da crise de dívida

Os mercados de ações asiáticos recuaram nesta segunda-feira, após um encontro entre formuladores de política monetária na Europa não ter produzido novas ideias para resolver a crise de dívida do continente.

Deixe seu Comentário:

=