Publicado por Redação em Dental - 02/02/2012 às 11:48:17

Zona oeste exige mais dentistas no posto de saúde

A deterioração no serviço de atendimento odontológico na UBS do Jardim Leonor (zona oeste), em Londrina, motivou lideranças comunitárias a solicitarem providências à administração municipal e Ministério Público.

A Associação de Moradores dos Jardins Leonor, Charruá e Marumbi e o Conselho de Saúde Local protocolaram, na terça-feira (31), um pedido de esclarecimentos sobre a implantação do PSF Bucal na região.

A solicitação foi encaminhada à gerência odontológica da Secretaria Municipal de Saúde; ao secretário municipal de Saúde, Edson Antonio de Souza, que também preside o Conselho Municipal de Saúde de Londrina; ao promotor Paulo Tavares e ao prefeito Homero Barbosa Neto (PDT).

Conforme o documento, o número de profissionais na área foi reduzido, faltam equipamentos e materiais indispensáveis ao atendimento da população, além de deficitária manutenção. Por causa disso, existe uma demanda reprimida em consultas e procedimentos eletivos desde 2009.

Segundo Juvira Cordeiro, coordenadora do Conselho de Saúde da UBS Leonor e Conselheira Municipal de Saúde, apenas dois dentistas, dois técnicos e cinco auxiliares revezam-se para atender crianças e jovens até 21 anos de idade, da zona oeste. A população adulta tem sido encaminhada aos postos de saúde de outras regiões da cidade.

A preocupação é que a partir de 15 de Fevereiro estes dois dentistas integrarão a equipe do PSF Bucal da UBS do Jardim Leonor. Na prática, isto significa que eles serão responsáveis por toda a população daquela área, ou seja, cerca de 30 mil habitantes.

"Como é que isto será possível se eles não dão conta nem mesmo das crianças e adolescentes? As cadeiras do dentista e do paciente estão tortas e remendadas com fita crepe, o depósito de água para higiene do paciente é uma garrafa pet e as canetas de alta e baixa rotação, conhecidas por caneta com motorzinho, não existem", explicou Juvira.

A deficiência no atendimento odontológico da UBS Leonor começou em 2009, quando o prefeito Homero Barbosa Neto (PDT), após o terceiro turno das conturbadas eleições municipais. "Desde que ele assumiu a prefeitura o atendimento à saúde da população piorou muito. A Administração desarticulou serviços como o CID, PSF e atendimento à saúde bucal", frisou a líder comunitária.

Conforme Juvira, o gerente de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Oswaldo Pires Carneiro, está de férias e só retornará ao trabalho no dia 13 de Fevereiro. Por isso, a expectativa de solução do problema ainda não existe.

O secretário municipal de Saúde foi procurado pelo reportagem de odiario.com para prestar esclarecimentos, mas não atendeu a ligação porque estava ocupado em compromissos oficiais. O telefone da Diretoria Odontológica também não atendia até o final da manhã.

Fonte:londrina.odiario.com|02.02.12


Posts relacionados

Dental, por Redação

Retração Gengival

O que é retração gengival?

Dental, por Redação

Metlife é Top Of Mind em assistência odontológica

A MetLife recebeu o prêmio Top of Mind Estadão de RH, promovido pela Fênix Editora e pelo jornal O Estado de São Paulo, na noite da última quinta-feira, 18, em São Paulo. A seguradora é líder mundial em seguro de vida,

Dental, por Redação

Mantenedores de espaço podem ajudar os dentes permanentes a crescerem na posição certa

Os dentes decíduos geralmente começam a aparecer quando o bebê tem entre 6 meses e um ano de idade. Os dentes decíduos ajudam as crianças a mastigar e falar. Também mantêm o espaço na mandíbula e maxila para os dentes permanentes que estão se desenvolvendo em baixo das gengivas.

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Deixe seu Comentário:

=