Publicado por Redação em Dental - 24/01/2014 às 09:51:35

Sensível ao quente ou ao gelado; entenda seu problema

Quem tem dentes sensíveis sabe que é melhor ficar longe de alimentos muito quentes, gelados, ácidos e até doces. Na verdade, até o vento pode fazer os dentes doerem, a sensação é de um pequeno choque.

Mas a hipersensibilidade pode estar com os dias contados. Em primeiro lugar, é preciso identificar a causa da dor: erosão, retração gengival, ingestão constante de alimentos e bebidas ácidas, cáries, problemas de escovação, entre outros. “Avaliamos a causa para indicar a solução, que pode ser desde cremes dentais até o tratamento endodôntico (canal)”, diz o cirurgião-dentista, Alexandre Said Bussab.

Entenda o problema
O dente saudável tem o esmalte (parte externa) mineralizado, é forte e impermeável. Mas, alguns hábitos desgastam esse tecido e deixam a dentina exposta. Ela é responsável por proteger a polpa do dente, onde ficam os prolongamentos nervosos. Ocorre que a dentina é cheia de furinhos que, sem proteção, deixam os estímulos externos chegarem até os nervos.

“A hipersensibilidade dentinária ocorre com a movimentação de líquidos dentro dos túbulos que compõem a dentina. O frio contrai e o quente expande a dentina, fazendo essa movimentação”, diz o cirurgiã-dentista, Norberto Francisco Lubiana, do Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia.


Clareamento pode?

Para quem estiver pensando em fazer clareamento, mas tem medo da sensibilidade piorar, não é preciso se preocupar. A única ressalva é fazer o procedimento em consultório. “Antes de fazermos o clareamento devemos avaliar a causa da sensibilidade para indicar o tratamento mais adequado”, afirma Bussab.

O cirurgião-dentista pode prescrever flúor em gel, enxaguante bucal com flúor ou passar dessensibilizante. Os cremes dentais com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis também são boas saídas. “Esses produtos ajudam a manter os túbulos dentinários fechados após o tratamento profissional, contribuindo para o conforto do paciente”, afirma Lubiana. É importante perguntar ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Doenças periodontais podem estar ligadas à obesidade

Muitos médicos consideram que a obesidade é uma doença crônica. Sabe-se que os números relativos à obesidade estão aumentando nos Estados Unidos e que mais e mais jovens estão se tornando obesos devido à má-nutrição e hábitos pouco saudáveis.

Dental, por Redação

Saúde bucal para homens

As mulheres se preocupam mais com a saúde, saúde bucal inclusive. Foi essa a conclusão de uma pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Segundo o estudo, que contou com 800 participantes, os homens deixam o cuidado com a boca em segundo plano.

Dental, por Redação

Mulheres devem ficar atentas à saúde bucal; saiba por quê

No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher

Deixe seu Comentário:

=