Publicado por Redação em Dental - 24/01/2014 às 09:51:35

Sensível ao quente ou ao gelado; entenda seu problema

Quem tem dentes sensíveis sabe que é melhor ficar longe de alimentos muito quentes, gelados, ácidos e até doces. Na verdade, até o vento pode fazer os dentes doerem, a sensação é de um pequeno choque.

Mas a hipersensibilidade pode estar com os dias contados. Em primeiro lugar, é preciso identificar a causa da dor: erosão, retração gengival, ingestão constante de alimentos e bebidas ácidas, cáries, problemas de escovação, entre outros. “Avaliamos a causa para indicar a solução, que pode ser desde cremes dentais até o tratamento endodôntico (canal)”, diz o cirurgião-dentista, Alexandre Said Bussab.

Entenda o problema
O dente saudável tem o esmalte (parte externa) mineralizado, é forte e impermeável. Mas, alguns hábitos desgastam esse tecido e deixam a dentina exposta. Ela é responsável por proteger a polpa do dente, onde ficam os prolongamentos nervosos. Ocorre que a dentina é cheia de furinhos que, sem proteção, deixam os estímulos externos chegarem até os nervos.

“A hipersensibilidade dentinária ocorre com a movimentação de líquidos dentro dos túbulos que compõem a dentina. O frio contrai e o quente expande a dentina, fazendo essa movimentação”, diz o cirurgiã-dentista, Norberto Francisco Lubiana, do Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia.


Clareamento pode?

Para quem estiver pensando em fazer clareamento, mas tem medo da sensibilidade piorar, não é preciso se preocupar. A única ressalva é fazer o procedimento em consultório. “Antes de fazermos o clareamento devemos avaliar a causa da sensibilidade para indicar o tratamento mais adequado”, afirma Bussab.

O cirurgião-dentista pode prescrever flúor em gel, enxaguante bucal com flúor ou passar dessensibilizante. Os cremes dentais com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis também são boas saídas. “Esses produtos ajudam a manter os túbulos dentinários fechados após o tratamento profissional, contribuindo para o conforto do paciente”, afirma Lubiana. É importante perguntar ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Melhor idade, melhor sorriso: dicas de como fazer a higiene bucal e cuidar da prótese dentária

O envelhecimento da população brasileira é uma realidade. Segundo pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos

Dental, por Redação

Aprenda quais cuidados se deve ter com aparelho fixo

Cada vez mais, os aparelhos ortodônticos se espalham pelos sorrisos, não só de crianças, como de adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com articulação dental incorreta.

Deixe seu Comentário:

=