Publicado por Redação em Vida em Grupo - 21/01/2014 às 18:25:55

Você sabe como é feito o reajuste do valor do seguro

Todo começo de ano é a mesma história. Junto com o ano novo também aparecem contas novas. Este período é época de organizar as finanças; renovar contratos, pagar impostos e encarar a subida dos preços de diversos produtos. Com o seguro do carro não é diferente. Seu valor é reajustado todos os anos com base em fatores que o site Prestum Seguros explica mais abaixo para você se preparar melhor para esse período de avalanche financeira.


Conta do reajuste

Ao contrário do que muita gente pensa, o preço do seguro do carro não tem relação direta e exclusiva com o valor do veículo, a inflação ou qualquer outro índice de mercado. “O reajuste é realizado segundo o índice de sinistralidade de roubo e furto que resulta na perda total do veículo – ou seja, no seu desaparecimento. Outro fator é o preço da mão de obra e das peças empregadas no reparo dos automóveis, cujo valor é reajustado pelas montadoras”, explica Nilson Arello Barbosa, coordenador da Comissão Técnica de Automóvel do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo).

Dirceu Penna, consultor especialista em seguros e sócio-proprietário da Magalhães Penna Corretora de Seguros, destaca o papel das colisões na conta do reajuste. “Ao redefinir o valor do seguro auto, as seguradoras fazem uma conta que inclui o custo médio do reparo e da substituição de peças, a frequência de colisões de todos os seus beneficiários e o custo médio das indenizações pagas aos clientes por perda total, roubo, furto, incêndio e batidas.”
Roubos e furtos em 2013

De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), houve um total de 469.106 roubos e furtos de veículos em 2013, número 7,47% maior com relação a 2012. Para efeitos de comparação, essa alta foi menor que a ocorrida de 2011 para 2012: 9%.


Perfil do segurado

É essa a conta que determina o preço do seguro de cada veículo, tendo como referência o fabricante, o tipo de automóvel, o ano e o modelo. “As alterações dos condutores, CEP de pernoite e garagens também contribuem para o aumento específico do custo do seguro em sua renovação”, comenta Barbosa.

Dessa forma, a análise do perfil dos clientes e do condutor principal são os últimos elementos definidores do preço do seguro do carro, e podem resultar em descontos ou aumentos proporcionais ao risco oferecido às seguradoras.


Renovação do seguro

Como as seguradoras trabalham com dados próprios, obtidos a partir da experiência de seus clientes, a definição do preço do seguro auto varia de uma companhia para a outra. Por isso, se o reajuste parecer excessivo, não existe a obrigação de renová-lo. “O cliente tem como pagar o melhor preço, assessorado por um corretor de seguros que o ajudará a pesquisar o melhor seguro para o seu perfil, já que esse mercado é muito competitivo”, comenta o especialista em seguros Dirceu Penna.

Nilson Arello Barbosa, coordenador da Comissão Técnica de Automóvel do Sincor-SP, dá outras dicas sobre como descobrir o seguro de carro que atende às suas necessidades. “Analise junto com o corretor de segurosos valores das franquias e verifique se precisa mesmo contratar coberturas acessórias como as voltadas para carro-reserva, retrovisores, faróis, lanternas. Também é interessante avaliar a cobertura para assistência emergencial, diminuindo a quilometragem assegurada caso não tenha o hábito de viajar com aquele veículo da família.”

Fonte: http://seguros-se.blogspot.com.br/


Seguro Auto

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Reservas de previdência e vida alcançam a marca de R$ 300 bilhões em 2011

O presidente da FenaPrevi, Marco Antonio Rossi, informou que as reservas técnicas de previdência privada somaram RS 270 bilhões no ano passado. Incluindo os recursos acumulados no seguro de vida para honrar compromissos futuros,

Vida em Grupo, por Redação

Mudanças na atuação médica em seguros de vida

A participação médica tem fundamental importância na regulação de sinistros em seguros de vida. É mister do médico nesta função estar capacitado para correlacionar as informações médicas apresentadas com as cláusulas contratuais que regem a garantia reclamada,

Deixe seu Comentário:

=