Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/02/2011 às 11:10:29

Três em cada quatro portadores da síndrome do encarceramento são felizes

DA BBC BRASIL
 
A maioria dos portadores da paralisia conhecida como síndrome do encarceramento (Locked-in) se considera feliz, aponta um estudo francês.
 
A doença, retratada no livro "O Escafandro e a Borboleta" e em filme homônimo de 2007, "aprisiona" o paciente em seu próprio corpo --ele continua consciente e capaz de pensar, mas não consegue se mover ou falar.
 
A comunicação com o mundo externo é feita através dos olhos: piscadelas e outros movimentos servem para soletrar palavras e dizer "sim" ou "não". Parte dos pacientes consegue recuperar algumas funções motoras.
 
O estudo da Associação Francesa para a Síndrome Locked-in, publicado na versão online do British Medical Journal, diz que, de 65 pacientes pesquisados, 72% se consideram felizes. Outros 7% relataram querer ajuda para morrer.
 
Mas há uma ressalva à pesquisa: os estudiosos alertam que o resultado pode ter ficado alterado caso o grupo que se recusou a tomar parte no estudo seja também o grupo mais infeliz de pacientes com a síndrome.
 
Ainda assim, para especialistas, o resultado, além de reacender o debate sobre suicídio assistido, mostra que não é prudente fazer deduções sobre o estado de ânimo de pacientes que sofrem da paralisia.
 
FUNÇÕES MOTORAS
 
A síndrome do encarceramento geralmente é desenvolvida após um derrame ou hemorragia que afete a parte superior do tronco cerebral, destruindo quase todas as funções motoras do paciente, mas deixando suas funções mentais intactas.
 
Os participantes da pesquisa francesa responderam ao questionário com o movimento de seus olhos. Cerca de 55% dos entrevistados conseguiram recuperar um pouco de sua fala, e 70% conseguiram voltar a mover alguns membros.
 
A maioria se declarou feliz, e 68% deles afirmaram nunca ter tido pensamentos suicidas.
 
Os que tinham a síndrome há mais tempo em geral eram os mais felizes do grupo.
 
"Sugerimos que os pacientes recém-acometidos da síndrome sejam informados de que, se receberem o devido cuidado, têm uma chance considerável de voltar a viver feliz", comentaram estudiosos da Universidade de Liège, na Bélgica, que fizeram parte da pesquisa.
 
O médico Adrian Owen, do Centro para o Cérebro e a Mente da Universidade de West Ontario (Canadá), disse que a pesquisa aponta que "não devemos deduzir que sabemos como deve ser estar nessas condições".
 
"Imagino que a maioria de nós ache que a vida não valeria a pena dentro de um corpo sem vida, mas esse estudo mostra que não é sempre assim. Com base nos resultados, seria imprudente fazer suposições sobre o estado mental dos pacientes."
 
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 24.02.11

Seguro Auto

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ouabaína: tratamentos inovadores para Parkinson e Alzheimer

Pesquisadores brasileiros descobriram que o hormônio denominado ouabaína ativa substâncias que apresentam um efeito neuroprotetor no sistema nervoso central.

Saúde Empresarial, por Redação

Consulta no SUS poderá ser marcada por TV Digital

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) prepara para o mês de março aplicativos que servirão como teste para que pacientes marquem consultas pela TV Digital.

Saúde Empresarial, por Redação

Imposição do plano em reutilizar medicação coletivamente é ilegal

Segundo presidente da Federação de Hospitais do Estado de Santa Catarina algumas operadoras buscam uma interpretação, no mínimo, estranha da RN 241

Deixe seu Comentário:

=