Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/05/2012 às 16:57:47

Combinar atividades que estimulam mente e corpo é melhor para a memória

Associar as práticas, em comparação com realizar somente uma, reduz pela metade a chance de o idoso apresentar sinais de problemas de cognição

Diversas pesquisas feitas anteriormente já mostraram que atividades que estimulam o cérebro, inclusive aquelas envolvendo o uso de computador, assim como exercícios físicos, protegem uma pessoa contra a perda de memória. No entanto, em um novo estudo, pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, descobriram que a combinação dessas duas ocupações é muito mais benéfica à cognição do idoso do que a prática isolada de uma delas. O trabalho completo foi publicado na edição do mês de maio da revista Mayo Clinic Proceedings.

Nesse estudo, foram analisadas 926 pessoas de 70 a 93 anos. Elas responderam a questionário sobre seus hábitos, informando com que frequência costumavam realizar atividades que estimulam a mente, como leitura, artesanato, jogos, música e uso de computadores — esta última foi a mais destacada pela pesquisa, já que foi a mais popular entre os participantes. Os idosos também indicaram se costumavam exercitar-se. O estudo classificou como exercício físico moderado caminhadas e outras atividades aeróbicas, musculação leve, tênis, yoga e artes marciais.

Resultados — Os pesquisadores observaram que, entre os idosos que combinavam as atividades, 36% não tinham problemas de cognição e 18,3% apresentaram sinais de comprometimento cognitivo leve, esses índices foram de 20,1% e 37,6%, respectivamente, entre os participantes que não combinavam os dois tipos de atividades.

Fonte: Veja


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cuba desenvolve nova vacina contra o câncer de pulmão

Uma segunda vacina contra o câncer de pulmão avançado foi aprovada pelas autoridades sanitárias de Cuba depois de ser testada em 86 países durante 2012, informou a imprensa cubana.

Saúde Empresarial, por Redação

Coração de criança com obesidade

Crianças e adolescentes adoram hambúrguer, ainda mais com aquele catchup escorrendo pelos dedos; passam ali horas a fio, nas praças de alimentação dos shoppings, "lambendo podre delícia", como na música de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Saúde Empresarial, por Redação

FDA aprova nova versão de medicamento para diabetes tipo 2

A FDA, agência americana responsável pelo controle de medicamentos e alimentos dos EUA, acaba de aprovar Janumet XR® (sitagliptina e metformina de liberação prolongada) para o tratamento do diabetes tipo 2.

Deixe seu Comentário:

=