Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/05/2012 às 16:57:47

Combinar atividades que estimulam mente e corpo é melhor para a memória

Associar as práticas, em comparação com realizar somente uma, reduz pela metade a chance de o idoso apresentar sinais de problemas de cognição

Diversas pesquisas feitas anteriormente já mostraram que atividades que estimulam o cérebro, inclusive aquelas envolvendo o uso de computador, assim como exercícios físicos, protegem uma pessoa contra a perda de memória. No entanto, em um novo estudo, pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, descobriram que a combinação dessas duas ocupações é muito mais benéfica à cognição do idoso do que a prática isolada de uma delas. O trabalho completo foi publicado na edição do mês de maio da revista Mayo Clinic Proceedings.

Nesse estudo, foram analisadas 926 pessoas de 70 a 93 anos. Elas responderam a questionário sobre seus hábitos, informando com que frequência costumavam realizar atividades que estimulam a mente, como leitura, artesanato, jogos, música e uso de computadores — esta última foi a mais destacada pela pesquisa, já que foi a mais popular entre os participantes. Os idosos também indicaram se costumavam exercitar-se. O estudo classificou como exercício físico moderado caminhadas e outras atividades aeróbicas, musculação leve, tênis, yoga e artes marciais.

Resultados — Os pesquisadores observaram que, entre os idosos que combinavam as atividades, 36% não tinham problemas de cognição e 18,3% apresentaram sinais de comprometimento cognitivo leve, esses índices foram de 20,1% e 37,6%, respectivamente, entre os participantes que não combinavam os dois tipos de atividades.

Fonte: Veja


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

SUS oferta mais unidades de cuidados prolongados

Ministério investe na melhoria dos serviços de saúde e aprimora a assistência aos pacientes que necessitam de internação prolongada. Investimento inicial  é de R$ 89,1 milhões.

Saúde Empresarial, por Redação

Os desafios da gestão pública e privada nos hospitais

A tarefa de administrar um hospital não é das mais fáceis. É de responsabilidade do gestor cuidar desde a implantação de rotinas diárias de um estabelecimento de saúde até os equipamentos necessários para o seu bom funcionamento.

Saúde Empresarial, por Redação

Felicidade e otimismo reduzem risco de doenças cardíacas

Cientistas acreditam que um senso de bem-estar pode reduzir fatores de risco que induzem a doenças cardíacas, como pressão alta e colesterol elevado.

Saúde Empresarial, por Redação

Comissão aprova a regulamentação da profissão de cuidador

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (9) proposta que regulamenta a a profissão de cuidador. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Laercio Oliveira (PR-SE), ao Projeto de Lei 6966/06, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE).

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil: Médicos do SUS vão protestar no próximo dia 25

Em alguns estados, existe indicativo de suspensão de atendimentos eletivos durante 24 horas; os profissionais lutam contra as más condições de assistência e a baixa remuneração

Deixe seu Comentário:

=