Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/02/2011 às 18:16:41
Einstein treina estrangeiros para técnica radioterapica
Profissionais da saúde de Portugal estão em São Paulo nesta semana para treinar a metodologia do ‘Rapid Arc'.
O Hospital Israelita Albert Einstein promove o primeiro treinamento em Rapid Arc - moderna tecnologia de radiação de intensidade modulada volumétrica em pacientes oncológicos - para profissionais de outros países. Médicos e físicos de Évora, Portugal, estão em São Paulo nesta semana para aperfeiçoar a técnica de radioterapia e utilizá-la nos hospitais portugueses.
O Einstein é o primeiro hospital da América Latina a utilizar o Rapid Arc, tecnologia que é cinco vezes mais rápida que a radioterapia com modulação da intensidade de feixe convencional - a IMRT (Intensity Modulated Radiotherapy). Segundo comunicado da instituição, o novo procedimento oferece uma série de benefícios aos pacientes, como melhor conformidade e precisão das doses de radiação, queda significativa do tempo de tratamento em cada sessão, maior conforto e melhores resultados.
"Com uma experiência em mais de 100 casos, o hospital está repassando sua excelência para outros centros médicos do mundo", comenta o coordenador da física médica, José Carlos da Cruz. Segundo o especialista, o treinamento é teórico-prático, com uma abordagem clinica e física, para posterior aplicação com sistemas de planejamento e controle de qualidade. "Aqui, mais de 60 profissionais da América Latina já receberam treinamento em IMRT", lembra o especialista. "Agora, é a vez de nos tornamos referência também em Rapid Arc, que é uma técnica mais sofisticada de IMRT", acrescenta.
De acordo com o radioterapeuta Eduardo Weltman, a técnica melhora também as possibilidades da realização de tratamentos mais sofisticados, como o para pacientes com câncer de pulmão - o mais comum de todos os tumores malignos - que não possam ser submetidos à cirurgia. "As indicações são muito boas também para tumores de cabeça e pescoço, assim como para tratamento de crianças", acrescenta Weltman.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 02.02.11
Posts relacionados
Educação alimentar traz resultados a médio e longo prazo
Ainda que alguns resultados possam ser observados durante, ou no final de um programa de educação alimentar, as melhoras significativas e efetivas são a médio e longo prazo.
Hospital da Mulher inaugura serviço para portadoras de NTG
O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, acaba de inaugurar um serviço voltado para pacientes portadoras de neoplasia trofoblastica gestacional NTG.
Distúrbios do sono em crianças podem levar a diagnóstico incorreto de déficit de atenção
Os diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção por Hiperatividade (TDAH) em crianças aumentaram muito nos últimos anos, subindo 22% entre 2003 e 2007, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.


