Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/11/2014 às 11:15:13

Testes para uso de cartões em qualquer máquina devem iniciar em dezembro

Começam em dezembro os testes para que as credenciadoras de cartões consigam adotar entre si um modelo de serviço de transporte de dados que possibilite às maiores empresas adquirentes aceitarem todas as bandeiras em suas máquinas.
 
Isto significa que lojas e outros estabelecimentos que operam com cartões de crédito poderão utilizar uma mesma maquininha para passar os cartões de qualquer bandeira. O comércio e a população serão beneficiados. A adquirente é a empresa que faz a comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira, como a Cielo, Rede e outras.
 
O diretor de Cartões da Caixa, Mário Ferreira Neto, afirma que esta abertura é um passo importantíssimo para a consolidação do mercado. É uma medida fundamental para a democratização da aceitação das bandeiras emergentes, como ELO, por exemplo, completa Neto.
 
A abertura será viabilizada pelo serviço de transporte de dados (VAN, em inglês). Nesse modelo, uma credenciadora pode passar um cartão, mas não faz o processamento e a liquidação da transação.
 
Segundo o Banco Central (BC), o próximo avanço na regulamentação do setor de arranjos de pagamento segue tanto na direção do estabelecimento de medidas preventivas ao risco e correspondentes penalidades, como na implantação de um modelo de captura plena das compras em cartões (full acquierer) pelas credenciadoras e bandeiras. Esta evolução deverá permitir a interoperabilidade e a ampla concorrência.
 
Inclusão
 
O diretor da Caixa destacou que a instituição foi pioneira no movimento de entrada de pessoas no sistema financeiro: sempre se preocupou com a população não bancarizada em serviços como a primeira conta corrente, inovando com a criação da conta eletrônica e até com os pagamentos dos benefícios sociais.
 
Mario Neto afirmou também que a Caixa tem amplo portfólio de cartões de crédito e está em fase de conclusão os estudos para a utilização dos meios eletrônicos de pagamento, como a carteira digital. Assim, a instituição tem muitas novidades para apresentar, que se somam a tradição da Caixa na atuação em microfinanças e educação financeira, diz.

Fonte: ASERC


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera em baixa de 1% e ronda R$ 2,20 nesta quarta

O dólar comercial abriu em queda ante o real nesta quarta-feira (2), após avançar na sessão anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Termina hoje prazo para as empresas entregarem a DIPJ 2013

Pessoas jurídicas que não optaram pelo Simples Nacional são obrigadas a entregar a declaração ao Fisco. Multa é de até 2% sobre o IR devido para quem perder o prazo

Notícias Gerais, por Redação

No PAF, Mantega diz que fundamentos serão mantidos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em mensagem do Plano Anual de Financiamento (PAF), divulgado nesta quinta-feira que os fundamentos que têm guiado a política econômica nos últimos anos foram mantidos.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe 1% nos primeiros negócios; dólar marca R$ 1,71

O mercado brasileiro de ações experimenta uma reação nos primeiros negócios desta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=