Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/06/2012 às 16:58:28

Consultoria britânica reduz projeção de PIB brasileiro para 1,7%

A consultoria britânica Capital Economics reduziu suas projeções para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2012 e 2013, citando a perspectiva de desaceleração na China, a possibilidade de ruptura na zona do euro e a limitação do consumo no mercado doméstico pelo nível de endividamento das famílias.

A Capital cortou a previsão do PIB em 2012 de 2,5% para 1,7% e, para 2013, de 3,8% para 3,5%. Esta é a terceira instituição a reduzir sua projeção para a economia brasileira para nível abaixo de 2% neste ano.

No início do mês, logo após a divulgação do PIB ajustado do primeiro trimestre (+0,2% ante o último trimestre de 2011), a Nomura Securities baixou sua estimativa para 1,9%. Anteontem, foi a vez de o banco Credit Suisse reduzir sua previsão para 1,5%, valor que indignou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O número, disse ele, é uma piada. "Vai ser muito mais do que isso", declarou na ocasião.

A Capital Economics ponderou em relatório divulgado nesta sexta-feira que a China deve ter recuperação do ritmo econômico, mas que será breve. "Parece haver uma fadiga no modelo de crescimento liderado pelo investimento no país. É mais provável que a economia da China surpreenda para baixo, que para cima. Isso deve provocar recuo nos preços das commodities, o que prejudica o Brasil", avalia.

Quanto ao cenário interno, a consultoria argumenta que o crescimento do crédito nos últimos anos deixou os consumidores endividados e o mercado imobiliário supervalorizado. "Os esforços de estimular a economia devem ser menos eficazes que no passado. Esse cenário deixa mais espaço para a queda dos juros", diz a Capital, que devem permanecer baixos por um período maior que o esperado pela maioria dos analistas.

Fonte: Folha


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa inicia pregão em alta, na expectativa por estímulos na Europa

O Ibovespa inicia o pregão desta segunda-feira (21) com ganhos de 0,90%, aos 59.819 pontos, segundo cotação das 10h17 (horário de Brasília), sustentado pelo otimismo com novas medidas anticrise.

Deixe seu Comentário:

=