Publicado por Redação em Previdência Corporate - 21/03/2012 às 15:45:38

Tesouro Direto: como informar investimentos em títulos públicos no IR 2012?

A atratividade dos títulos públicos, consideradas opções de poupança de longo prazo, pela facilidade da aplicação e retorno superior ao de outras aplicações conservadoras, levou muitos investidores ao Tesouro Direto no ano de 2011.

No período, 61.716 novos investidores se cadastraram no programa, que alcançou um total de 276.373 investidores, um aumento de 28,8% sobre o total acumulado até o ano anterior.

Agora em 2012, durante a temporada de prestação de contas com o Fisco, como declarar esses investimentos?

Prestando contas com o leão
De acordo com instruções do site do Tesouro Nacional, os títulos públicos devem ser incluídos no item Bens e Direitos pelo valor de aquisição, sob o código 45.

No caso de venda, pagamento de juros ou vencimento de títulos, o rendimento líquido deve ser registrado no item Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, uma vez que os rendimentos dos títulos públicos são tributados na fonte.

Informe de rendimentos
Para facilitar o preenchimento da declaração, basta seguir o Informe de Rendimentos disponibilizado pelo Agente de Custódia. Caso o investidor ainda não tenha recebido o seu informe, ele deve entrar em contato com o seu Agente de Custódia para obtê-lo.

Segundo o Tesouro Nacional, conforme a Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal nº 698/2006, o Informe de Rendimentos Financeiros com relação a títulos públicos deve ser preenchido observadas as seguintes instruções:

Campo 5. Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva.

Linha 2. Com relação às aplicações financeiras de renda fixa, serão informados: A. os saldos em 31 de dezembro do ano-calendário anterior e em 31 de dezembro do ano-calendário, pelo valor de aquisição dos títulos ou aplicações; B. o rendimento líquido pago ou creditado no ano-calendário. Obs.: No caso de cessão, liquidação ou resgates parciais, deverá ser informado o saldo remanescente do valor de aquisição dos títulos ou aplicações.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS deposita benefícios acima do mínimo nesta quinta (1º)

Da Redação (Brasília)- O pagamento da folha de julho para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do salário mínimo tem início na próxima quinta-feira (1º). Os depósitos começam a ser liberados nessa data para quem possui cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos continuam com a liberação do pagamento daqueles que possuem cartão com final 6, desconsiderando-se o dígito. O calendário de pagamentos da folha de julho segue até o dia 7 de agosto.   Clique aqui para acessar o calendário de pagamentos do INSS 2013.   Extrato- O Extrato de Pagamento de Benefícios já está disponível para consulta dos segurados nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores. A consulta ao extrato permite ao segurado visualizar o valor do pagamento dos benefícios. O serviço é decorrente do contrato firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as instituições financeiras que pagam, todos os meses, mais de 30 milhões de benefícios. A consulta do extrato pode ser feita também no site da Previdência Social.   Basta acessar a Agência Eletrônica Segurado e fazer a consulta. Os segurados conseguem apenas visualizar o extrato do mês corrente, caso precisem das informações dos meses anteriores devem comparecer a uma Agência de Previdência Social.    Informações para a Imprensa Ligia Borges (61) 2021-5779 Ascom/MPS

Previdência Corporate, por Redação

Governo anuncia aumento para quem ganha aposentadoria do INSS

O reajuste é de 6,15% e vai beneficiar 9,2 milhões de pessoas.Outros 20 bilhões de segurados, já tiveram aumento no dia 1º de janeiro 

Previdência Corporate, por Redação

Previdência em alta

Enquanto no Brasil o regime oficial de Previdência vive sob constante ameaça de sofrer mudanças restritivas, no plano internacional se expande o conceito do Estado de Bem-Estar Social, com inúmeros países, sobretudo aqueles em estágio de desenvolvimento como os chamados Tigres Asiáticos, começando a criar sistemas públicos de saúde e redes de previdência chanceladas por seus governos.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar do servidor será discutida nesta segunda

As comissões de Assuntos Sociais, Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado irão discutir em audiência pública, nesta segunda-feira (19), a criação da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais).

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar do servidor irá zerar déficit do setor em 2040

A criação do Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal) permitirá que o déficit do regime próprio de previdência do funcionalismo esteja zerado em 2040.

Deixe seu Comentário:

=