Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/01/2015 às 10:59:49

Previdência privada tem função de completar a social

O presidente da Federação Nacional da Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Osvaldo Nascimento, afirma que, como o próprio nome diz, “a previdência complementar vem para completar a social”. “A previdência complementar e as coberturas de seguros complementam as coberturas previstas na previdência social. Temos que lembrar que dificilmente um cidadão receberá pelo teto em função das regras de cálculo e do fator previdenciário. Neste contexto, o cidadão deve utilizar a previdência complementar e as coberturas de seguros para complementar os benefícios sociais e nunca para substitui-los, visto que as contribuições sociais são obrigatórias”, destaca Nascimento.
 
Segundo o presidente da Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio de Oliveira, não é adequado fazer uma comparação.

“A Previdência Social funciona no regime de repartição simples, o que significa que as contribuições sobre os salários dos trabalhadores ativos, bem como sobre a folha de pagamento das empresas, pagam os benefícios aos inativos. A lógica do modelo é, portanto, a de transferência de renda”, explica Oliveira.

“ Por outro lado, a previdência privada funciona no regime de capitalização, no qual a aposentadoria de cada trabalhador é custeada pela capitalização prévia dos recursos de suas próprias contribuições, feitas durante a sua vida laborativa”, esclarece Oliveira.

Fonte: www.otempo.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS disponibiliza simulador de aposentadoria pela internet

Muitas dúvidas surgem quando algum segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prestes a se aposentar.

Previdência Corporate, por Redação

Qual o percentual de ações ideal em um plano de previdência?

Muito importante sua decisão de poupar recursos, alocando num produto de longo prazo. Os produtos de previdência são interessantes, mas têm como desvantagem o custo de taxa de administração.

Previdência Corporate, por Redação

IR de Ações é calculado com base no ganho líquido

Como calcular e pagar o Imposto de Renda (IR) nos ganhos com ações é uma das dúvidas mais comuns entre os pequenos investidores. Há cobrança de IR sempre que o volume de ações vendido no mês ultrapassa R$ 20 mil - e o pagamento do imposto deve ser mensal.

Previdência Corporate, por Redação

Presidente da Câmara quer votar neste ano fim do fator previdenciário

O mecanismo, que garantiu redução de R$ 44 bilhões nas despesas da Previdência em 12 anos, é tema de diversos projetos em tramitação na Câmara que propõem a substituição do fator.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência social abre as portas em belmonte/ba

De Porto Seguro (BA) Os 22 mil habitantes de Belmonte, no extremo sul da Bahia, agora contam com uma Agência da Previdência Social (APS) e, por isso, não precisam mais se deslocar para Porto Seguro (BA), distante 73 quilômetros, em busca do atendimento previdenciário.

Previdência Corporate, por Redação

INSS fecha acordo para pagamento de revisão de benefícios por incapacidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou na última quinta-feira, em São Paulo, proposta de acordo ao Ministério Público de São Paulo e ao Sindicato Nacional dos Aposentados para a revisão do cálculo de 2.797 milhões de benefícios por incapacidade pagos pelo Instituto e originados entre os anos de 1999 e 2009.

Previdência Corporate, por Redação

Mais da metade das mulheres pensam em fazer um plano de previdência

Mais da metade das mulheres (51,3%) pensa em fazer um plano de previdência, conforme revelaram dados de uma pesquisa divulgada pela feira de finanças pessoais ExpoMoney de 2011.

Deixe seu Comentário:

=