Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/09/2016 às 11:43:52

Mais de um terço dos aposentados continua trabalhando, diz pesquisa

Com o aumento da expectativa de vida, mais brasileiros têm trabalhado durante a fase de aposentadoria. Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao

Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) com pessoas acima de 60 anos revela que mais de um terço (33,9%) dos já aposentados continuam exercendo alguma atividade profissional. Ao levar em conta brasileiros aposentados entre 60 e 70 anos, esse percentual sobe para 42,3%.

Segundo o levantamento, a maior parcela dos que permanecem na ativa é formada por profissionais autônomos (17%). Em seguida vêm os trabalhadores informais ou que fazem bicos (10%) e profissionais liberais (2,1%). A menor fatia corresponde a pessoas que ainda atuam como funcionários em empresas privadas (1,7%).

A renda insuficiente para pagar as contas, citada por 46,9% dos entrevistados, é o principal motivo para não parar de trabalhar. Dois em cada dez (23,2%) idosos mencionam a decisão como uma maneira de manter a mente ocupada e 18,7% alegam a necessidade de se sentirem produtivos na sociedade. Há também os que afirmam não ter interrompido as atividades profissionais (9,1%) para poder ajudar financeiramente os familiares.

Planejamento financeiro

Para 42% dos entrevistados, a renda mensal é uma espécie de "conta certa", ou seja, os recursos cobrem apenas os gastos mais importantes. Mas para quase um quarto (23,4%) dos aposentados, os rendimentos não suprem todas as necessidades, apesar de nove em cada dez (95,7%) contribuírem ativamente para o sustento financeiro da casa - em mais da metade dos casos (59,7%), os idosos são os principais responsáveis pela administração financeira do lar.

A falta de planejamento financeiro ajuda a explicar, segundo o estudo, a proporção de idosos que sente necessidade de trabalhar mesmo após a aposentadoria. Conforme o levantamento, 35,1% das pessoas acima de 60 anos chegaram à terceira idade sem ter traçado uma preparação para essa fase da vida.

Entre os entrevistados com algum tipo de preparo, as principais ações apontadas foram a contribuição compulsória à Previdência Social pela empresa em que trabalhavam (40,8%) e o pagamento do carnê do INSS por conta própria (17,4%). As aplicações financeiras são mencionadas pela minoria. Apenas 8,4% citam aportes em previdência privada, por exemplo, enquanto 4,5% dizem ter dinheiro na poupança e 4,4% mencionam investimento em imóveis.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, lembra que a contribuição compulsória ao INSS via empresa não pode ser dada como suficiente para desfrutar de uma aposentadoria tranquila. "Contar somente com a previdência pública é algo bastante temerário e que deve ser evitado", afirma, em nota. Conforme a pesquisa, aposentadoria e pensão são a principal fonte de renda para 74,6% dos entrevistados.

Para o educador financeiro do órgão, José Vignoli, o aumento da expectativa de vida dos brasileiros traz uma série de desafios e mudanças nos hábitos financeiros. "Os tratamentos de saúde são onerosos e costumam crescer com a terceira idade", destaca. Por isso, diz, é fundamental estar preparado financeiramente para essa fase.

A pesquisa entrevistou 619 consumidores acima de 60 anos de ambos os gêneros e todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras.

Fonte: Uol


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Redução no IR pode dar aposentadoria maior

Embora sindicalistas ligados ao funcionalismo público tenham reclamado da mudança nas regras de aposentadoria do setor, a criação do Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal)

Previdência Corporate, por Redação

Comprovante de pagamento do INSS pode ser obtido em bancos

Os segurados da Previdência Social podem acessar, desde ontem, nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores, o comprovante mensal de pagamento (contracheque) da folha de janeiro, que começou a ser paga nesta data.

Previdência Corporate, por Redação

Site permite comparação de planos de previdência

Seguradora lança serviço que ajuda consumidor a entender a opção mais adequada ao seu perfil

Deixe seu Comentário:

=