Publicado por Redação em Dental - 05/03/2015 às 10:55:39

Técnica brasileira reduz 70% da dor no tratamento da cárie

Em busca de um tratamento alternativo para a cura da cárie que visasse mais praticidade e, principalmente, menos dor para o paciente, o dentista Izio Mazur, em parceria com técnicos do Laboratório de Robótica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveram uma técnica que promete acabar com até 70% do sofrimento na cadeira do dentista.

O método, chamado Alluminajet, consiste na substituição de brocas por jatos de ar. “Um equipamento emite um fino jato controlado de cristais (óxido de alumínio) abrasivos que são capazes de perfurar o dente e remover as cáries”, diz Izio. Segundo o especialista, a percepção de dor é reduzida, ou até eliminada em alguns casos, devido ao fato de não haver o zumbido irritante das turbinas de alta rotação, aquecimento, trepidação ou pressão sobre o dente. “Como o equipamento não encosta no elemento dentário a sensação é de apenas um ar batendo no dente”, diz o especialista.

Além de reduzir a dor, a suavidade do Alluminajet não permite que ocorra inflamação no nervo dentário. “Além disso, esse método tem uma excelente aceitação das crianças e/ou dos pacientes portadores de fobias à alta-rotação em geral”, diz Izio. E, apesar de o foco desse tratamento ser a remoção da cárie, ele também pode realizar outras funções. “Pode ser usado para aumentar a adesão dos materiais restauradores dentais e na limpeza dos dentes em geral”, diz o especialista, que revela que esse tratamento já é uma realidade no mundo e em alguns consultórios brasileiros.

Fim das brocas?
Com o desenvolvimento de técnicas cada vez mais modernas para substituir as brocas no tratamento de lesões dentais, o futuro desses motorzinhos pode estar ameaçado? Izio acredita que não. “Realmente há uma tendência na odontologia em se descobrir novas técnicas que reduzam o atrito e a invasão dental, mas acredito que as brocas serão sempre necessárias, ainda que para outros procedimentos que não sejam a remoção de cáries”, diz o especialista.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Amil Dental lança programa de benefícios para credenciados

A Amil Dental reitera sua dedicação e compromisso com seus credenciados ao apresentar o programa de benefícios ‘Conexão Dentista’

Dental, por Redação

Cárie de mamadeira: saiba como evitar este problema

Muitos pais e mães não sabem, mas os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados.

Dental, por Redação

Saúde bucal pode influenciar no funcionamento do corpo

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que doenças cardíacas, como infarto, angina, sopro cardíaco, insuficiência cardíaca e acidentes vasculares, são responsáveis pela maior parte das mortes no Brasil e em todo o mundo.

Dental, por Redação

Sorrir faz bem para a saúde

O dicionário define o ato de rir como ter um ar agradável, alegre, sorrir, mostrar afabilidade, achar graça, desfrutar. Tudo de bom, não é? E todos esses aspectos positivos da risada foram identificados em uma pesquisa feita pela antropóloga Mirian Goldenberg.

Dental, por Redação

Câncer bucal: falta de diagnóstico explica índices elevados

Segundo tese de mestrado do dentista Érico Marcos de Vasconcelos, câncer bucal, em São Paulo, só é diagnosticado quando em estado avançado.

Deixe seu Comentário:

=