Publicado por Redação em Dental - 04/10/2016 às 11:54:58

Dores de dente podem aumentar no frio

 Tanto no caso da sinusite como no da sensibilidade com o ar frio, a dor é passageira e específica de uma situação, ou seja, assim que as causas citadas sumirem, a dor deve ir embora junto. Foto: T-Design / Shutterstock

O ar frio que entra na boca afeta a parte mais interna do dente assim como um gole de água gelada ou uma mordida em um sorvete

Há quem adore o frio, há quem deteste. Independente de qual seja sua opinião sobre essa estação do ano a verdade é que existe um ponto muito negativo em relação a ela; no frio as dores de dente costuma ser mais comuns. Mas por que será que isso acontece? É o que vamos descobrir agora!

O problema que justifica esse aumento da dor de dente nessa época do ano chama-se sensibilidade dental. O ar frio que entra na boca, que costuma ter uma temperatura média de 36 graus, tem o mesmo efeito que um gole de água gelada ou uma bela mordida em um sorvete.

“O ar frio em contato com a superfície do dente por vários minutos acaba resfriando o esmalte, depois a dentina até chegar à polpa dentária (canal) que por sua vez é uma área rica em terminações nervosas que são rapidamente sensibilizadas pelo frio que reagem transmitindo o impulso nervoso que gera a sensação de dor”, diz Marcelo Henrique Napimoga, Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão na Faculdade São Leopoldo Mandic

Qualquer um

Como a sensação de frio existe para todo mundo, Marcelo explica que qualquer pessoa pode estar suscetível a essa sensação, mesmo que momentânea, mas claro que existem aquelas pessoas mais propensas ao problema.

“Essa situação é mais frequentemente observada em pessoas que têm o hábito de respirar pela boca, incluindo atletas durante maratonas em cidades bem frias, bem como aqueles que já sofrem de sensibilidade dentária”, diz o especialista.

Se a pessoa também estiver com algum problema bucal que deixe a dentina exposta ou sensível como uma cárie mais severa ou outro tipo de trauma, ela pode ser alvo fácil da dor de dente causada pelo ar frio do inverno.

Frio, sinusite e dor

Outro fator que favorece muito esse quadro de dor do qual estamos falando é a sinusite, problema respiratório comum que costuma aparecer mais no inverno também.

Em épocas frias a produção de muco aumenta intensificando o corrimento nasal. Da mesma forma que o muco é drenado através das narinas ele também pode ser encaminhado para o interior dos seios da face causando uma inflamação no local, daí o surgimento da sinusite.

“Os seios maxilares estão localizados bem em cima dos dentes posteriores. Desta forma, a sinusite pode causar uma sensação de dor de dente”, diz Marcelo.

Endondontista

Tanto no caso da sinusite como no da sensibilidade com o ar frio, a dor é passageira e específica de uma situação, ou seja, assim que as causas citadas sumirem, a dor deve ir embora junto. Se isso não acontecer, um especialista em tratamentos de canal deve ser procurado.

Quem sofre normalmente com a sensibilidade pode reforçar os cuidados com a higiene bucal nessa época e procurar produtos que ajudam a combater o problema como cremes dentais específicos.

Dificuldades

E a vida de quem sobre com essa ausência dental não é fácil, não. “Esses pacientes apresentam as mesmas dificuldades para se alimentar que as pessoas que perdem seus dentes, e, por isso, a alimentação pode se restringir a alimentos mais macios”, diz Brunno.

No que se refere aos cuidados bucais é imprescindível um acompanhamento odontológico o mais cedo possível, pois muitas anormalidades de erupção dos dentes podem ser prevenidas ao longo da infância com um programa de extrações dentarias seriadas, dando espaço para o nascimento de dentes que tem condições de exercer sua função na boca.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes

Com o Brasil Sorridente, quantidade de atendimentos salta de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura populacional do programa cresce 400%. Avanços são apresentados no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista

Dental, por Redação

Metlife é Top Of Mind em assistência odontológica

A MetLife recebeu o prêmio Top of Mind Estadão de RH, promovido pela Fênix Editora e pelo jornal O Estado de São Paulo, na noite da última quinta-feira, 18, em São Paulo. A seguradora é líder mundial em seguro de vida,

Dental, por Redação

Partículas que aderem ao dente podem proteger contra a cárie

Partículas que aderem ao dente podem promover uma proteção de longa duração contra a cárie, ao se ligarem às superfícies dentais e liberarem gradualmente agentes antimicrobianos, dizem pesquisadores num estudo publicado numa edição recente do Antimicrobial Agents and Chemotherapy.

Deixe seu Comentário:

=