Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/01/2013 às 16:18:35

Pontualidade de pagamento de empresas é recorde em 2012

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas chegou a 95,4% em 2012, o melhor desempenho anual deste indicador desde o início da série histórica, em 2006, informou nesta terça-feira a Serasa Experian. Assim, de cada mil pagamentos feitos por micro e pequenas empresas a seus credores no ano passado, 954 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias.

Em nota distribuída à imprensa, os economistas da empresa disseram que o avanço na pontualidade se deve a fatores como a tendência de redução da taxa real de juros verificada em 2012 e do aprimoramento das técnicas de gestão envolvendo as micro e pequenas empresas. "O fato do eixo dinâmico da economia brasileira ter se deslocado mais para o mercado doméstico, principalmente no pós-crise externa de 2008, é algo que também favorece o desempenho das micro e pequenas empresas no País", segundo a Serasa.

A pontualidade de pagamentos em 2012 foi maior nas empresas comerciais, de 96%, alta de 0,7 ponto porcentual ante a média de 2011 (95,3%). Nas empresas industriais, esse indicador ficou em 94,9%, avanço de 0,6 ponto porcentual na comparação com 2011 (94,3%). Já nas empresas de serviços, a pontualidade de pagamentos foi de 94,8% em 2012, alta de 0,4 ponto porcentual frente aos 94,4% do ano anterior. Em 2012, o valor médio dos pagamentos pontuais avançou 9,8% em relação ao valor médio de 2011 e atingiu R$ 1.807.

Fonte: economia.estadao.com.br




 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda vê dificuldade em detalhamento de tributos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que vê "dificuldades operacionais" em botar em prática o projeto de lei aprovado ontem pela Câmara que determina que os impostos que incidem diretamente sobre os preços dos produtos sejam discriminados nas notas fiscais.

Notícias Gerais, por Redação

Após reduzir previsão do PIB, Fazenda diz que dados estão em revisão

Minutos depois de divulgar a redução de 4,5% para 3% da estimativa oficial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, o Ministério da Fazenda voltou atrás e disse para desconsiderar essa estimativa.

Notícias Gerais, por Redação

Otimismo do paulistano que ganha até 10 mínimos é o que mais cresce em março

O otimismo dos paulistanos que ganham até 10 salários mínimos foi o que mais cresceu em março deste ano, ante igual mês de 2011, de acordo com dados da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgados nesta quinta-feira (22).

Deixe seu Comentário:

=