Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/07/2011 às 11:34:36
Seu bolso: veja dicas para se dar bem com as liquidações de inverno
SÃO PAULO – Com as mudanças de estação durante o ano, mudam também as roupas e os acessórios expostos nas lojas. Mas antes das novidades ocuparem lugar de destaque nas vitrines, são colocadas faixas, adesivos e as mais variadas ferramentas para chamar a atenção dos consumidores: é o momento das liquidações.
Um desses momentos é justamente agora, no mês de julho, quando os estabelecimentos reduzem os preços dos produtos da coleção outono/inverno que não foram vendidos. Diante disso, o Procon-SP preparou algumas dicas para que o consumidor aproveite as oportunidades e não tenha dores de cabeça futuras.
Evite comprar por impulso
Antes de correr para shoppings e centros de compras para comprar com desconto, verifique antecipadamente as promoções através de folhetos publicitários, encartes e outros. Dessa forma, a pessoa define previamente o que precisa adquirir e evita comprar por impulso.
Oferta divulgada é oferta cumprida!
O Procon-SP ainda lembra que o Código de Defesa do Consumidor estabelece que toda oferta de produtos obriga o fornecedor que veiculou a cumpri-la. Assim, se alguma empresa negar o que prometeu, é possível reclamar, desde que a pessoa tenha em mãos o material publicitário para comprovar o anúncio.
Defeito no produto?
No caso de itens vendidos com pequenos defeitos, como roupas com manchas ou descosturadas, a entidade orienta que o consumidor exija que a loja coloque na nota fiscal, no recibo ou no pedido todos os problemas encontrados na mercadoria, detalhando-os.
Troca de peças
Vale lembrar que os fornecedores não são obrigados pelo Código de Defesa do Consumidor a trocar os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. Entretanto, a loja deverá realizar a troca caso tenha prometido por escrito, por exemplo, em etiquetas ou na nota fiscal.
Forma de pagamento
Primeiramente, questione quais são as opções de pagamento oferecidas pela loja, a fim de compará-las com as suas possibilidades financeiras. Assim, veja algumas possibilidades:
Lembre-se que para valores pagos à vista existe a possibilidade de negociar um desconto;
Em pagamentos efetuados com cartão, saiba que o preço não deve jamais sofrer alteração entre crédito ou débito;
Ao usar cheque prá-datado, não deixe de emiti-los nominais à loja, anotando no verso o dia combinado para o depósito. Também exija que essa informação conste na nota fiscal.
Fonte: web.infomoney.com.br | 14.07.11
Posts relacionados
Dieese sugere imposto sobre fortunas e bens supérfluos
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), elaborou uma cartilha com dez propostas de revisão do sistema tributário com a intenção de "torná-lo mais justo".
Investimentos isentos de IR ganham espaço com os juros em queda
Diferentes modalidades de investimentos isentas de imposto de renda (IR) têm atraído cada vez mais brasileiros, carentes por diversificação desde o início da trajetória de queda dos juros no País.
BNDES vê retomada do investimento neste segundo semestre
O vice-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), João Carlos Ferraz, crê numa recuperação mais firme dos investimentos agora no segundo semestre deste ano.
Percepção do consumidor em relação à inflação melhora em julho
A percepção do consumidor brasileiro com a trajetória dos preços dos produtos melhorou neste mês, na comparação com igual período do ano passado.
Brasil volta a ter criação de empregos em janeiro: 118 mil
O saldo entre demissões e admissões formais no Brasil ficou positivo em 118.895 vagas em janeiro, após saldo negativo de 408 mil em dezembro. No entanto, o resultado de janeiro é 21,8% menor que o verificado no mesmo mês do ano anterior,


