Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/06/2012 às 08:57:30

Rendimentos de idosos devem somar R$ 402,3 bilhões em 2012

Os rendimentos da população idosa no País deve atingir volume de R$ 402,3 bilhões em 2012, segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Data Popular. A cifra, diz a entidade, supera o Produto Interno Bruto (PIB) do Peru em 2010.

Segundo o estudo, sete em cada dez brasileiros com 60 anos ou mais pertencem à nova classe média e dos 22,3 milhões de pessoas idosas no Brasil, o Sudeste fica com a maior parte: 46,6%. Nordeste aparece em seguida (26,3%), seguido por Sul (15,3%), Centro-Oeste (6,5%) e Norte (5,3%). O estudo do Data Popular aponta também que as mulheres representam a maioria desta população, com 55,5% dos brasileiros com mais de 60 anos.

O Data Popular aponta ainda que cerca de 3,3 milhões de idosos já aposentados continuam trabalhando, sendo 2,2 milhões de homens e 1,1 milhão de mulheres.

"O Brasil está envelhecendo. Com os avanços da medicina e a melhoria das condições de vida dos brasileiros, a cada ano que passa verificamos um maior número de idosos. Se por um lado isso demonstra avanços importantes, inclusive de distribuição de renda, por outro, exige políticas públicas que atendam a uma realidade que se aproxima: menor população economicamente ativa", diz em nota Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular. "Identificamos 15,8 milhões de pessoas idosas consideradas chefes de famílias pelo País. O rendimento proveniente da aposentadoria é o principal para esse grupo econômico." Dos 15,8 milhões de aposentados que trabalham, 55,4% são homens.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercados avançam momentos antes de PIB nos EUA

Na quinta-feira (26) os mercados, tanto aqui quanto no exterior, interromperam as sequências de perdas e registraram fortes ganhos. No início do pregão desta sexta-feira as bolsas europeias não mostravam um movimento claro,

Notícias Gerais, por Redação

Despesas Pessoais e Habitação influenciam alta da inflação na prévia do mês

A prévia da inflação oficial do País, medida pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15), teve variação de 0,43% em abril. Frente a março, o indicador subiu 0,18 ponto percentual, visto que, na medição daquele mês, a inflação ficou em 0,25%,

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa se descola de front externo e registra alta de 0,30% nesta manhã

O Ibovespa registra alta de 0,34% neste início de pregão, alcançando 67.038 pontos, envolto em uma agenda econômica fraca e sem grandes surpresas no noticiário corporativo.

Notícias Gerais, por Redação

Expansão da classe média gera tensão em emergentes,diz OCDE

A expansão da classe média nas economias emergentes está sendo acompanhada do aumento de reivindicações sociais e provoca novas tensões que os governos deverão enfrentar, alerta a Organização para a Cooperação Econômica (OCDE) em um relatório divulgado nesta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=